Receita de chá de cavalinha
- 250ml de chá de cavalinha
- 1 rodela de abacaxi
- Folhas de hortelã
Modo de fazer
Bater no liquidificador o chá de cavalinha, o abacaxi e as folhas de hortelã. Servir gelado.
Forte efeito diurético, combatendo a retenção hídrica. Por sua ação remineralizante, ajuda a prevenir a flacidez cutânea decorrente da perda de peso
Receita de cháde Dente de leão (Diurético)
- Cavalinha
- Bugre
- Dente-de-leão
- Oliveira folhas
- Stevia
- Casca de abacaxi (2 pedaços )
- Água 1 litro
Modo de fazer
Colocar a água para ferver com a fruta , quando estiver fervendo ,coloque um punhado de cada erva ou 2 colheres de sopa ,deixar levantar fervura ,tampar e desligar o fogo .Após 20 minutos ou mais , pode coar ,tomar 1 xícara de chá 5 vezes por dia , nos intervalos das refeições .Se preferir pode tomar gelado .
Dente-de-leão: diurética e digestiva. A planta possui maior valor nutricional do que a grande maioria dos vegetais veja:
é rico em vitaminas; rico em minerais; proteínas; inulina; pectina; possui mais vitamina A do que a cenoura; rico em vitamina C; riboflavina; possui vitamina B6; tiamina; minerais (cálcio, potássio, cobre, magnésio e ferro); uma xícara de chá possui a mesma quantidade de cálcio de 1/2 copo de leite
Receita de chá de Salsaparrilha
- 2colh. de sopa da erva salsaparrilha
- 1 litro de agua
Modo de fazer
Colocar duas colheres de sopa das folhas trituradas de salsaparrilha em um litro de água;
Deixar cozinhar por três ou quatro minutos a partir do início da ebulição;
Retirar do fogo e reservar tampado, durante dez minutos.
Após isso, basta coar e fazer uso (Duas a três xícaras ao dia).
Esta erva remove de maneira efetiva, tanto as toxinas, quanto a gordura do sangue. Atua diretamente nos rins, sendo, ainda, um ótimo antioxidante, melhorando a saúde das células no corpo.
Receita de chá de erva cidreira com limão
- 8 folhas de erva cidreira
- suco de 1 limão médio250 ml de água
Modo de fazer
Leve ao fogo em uma panela a água, as folhas da erva cidreira e deixe levantar fervura. Tampe, desligue o fogo e espere amornar. Adicione o suco de 1 limão médio e beba. Se preferir, acrescente adoçante.
A Erva-cidreira serve para ajudar no tratamento de nervosismo, agitação, problemas digestivos, distúrbios do sono, herpes, catarro, palpitações, vômitos enxaquecas, dor de cabeça, arrotos e flatulência.As propriedades da Erva-cidreira incluem sua ação calmante, antiviral, anti-espasmódica, sudorífera, anti-inflamatória e antibiótica.
Receitas de cha de alecrim
- 2 colheres (sopa) de sementes secas de erva doce
- 2 colheres (sopa) de ramos secos de alecrim
- 1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Junte as ervas com a água em um recipiente que não seja de alumínio e leve ao fogo. Depois
que levantar fervura, mantenha em fogo baixo por 5 minutos. Desligue, coe e adoce com mel, se for o caso.
Estimulante digestivo e para falta de apetite (inapetência), contra azia, para problemas respiratórios e debilidade cardíaca (cardiotônico), contra cansaço físico e mental, combate hemorróidas, antiespasmódico (uso interno) e cicatrizante (uso externo). Antidispéptico e anti-inflamatório.
Receita de chá de mulungu
- 4 a 6 g (de duas a três colheres de sobremesa) da casca do mulungu
- 150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de fazer
Como se trata de uma parte mais dura da planta, para retirar as propriedades do mulungu, deve-se colocar a casca para ferver junto com a água por alguns minutos.
É usada como antioxidante, para equilibrar e acalmar os nervos e para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado, além de ajudar a regular os ritmos cardíacos e estabilizar o sistema nervoso central. A erva pode causar sonolência e é contra-indicada para quem toma medicamentos para reduzir a pressão arterial.
Receita de chá de maracujá com maçã
- 1 maracujá sem casca;
- 1 maça pequena cortada em pequenos pedaços;
- 1 litro de água;
- Açúcar, canela e cravo a gosto;
Modo de fazer:
Derreta o açúcar e acrescente a água antes que comece a queimar. Mexa até dissolver. Acrescente os outros ingredientes e ferva por 10 minutos.
Se quiser, coe, mas as frutas podem ser consumidas junto com o chá.
O benefício calmante do chá da folha do maracujá é bem popular, mas o fruto pode oferecer ainda muito mais, pois todas as suas partes têm substâncias que favorecem a saúde. A polpa da fruta, por exemplo, contém vitamina C e antioxidantes, auxiliares na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa do organismo e na cicatrização.
Receita de chá de carqueja
- 2 colheres (sopa) de folhas picadas de carqueja
- 500 ml de água
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.
Para ter todos os benefícios do chá de carqueja tome até 3 xícaras deste chá por dia, mais do que esta quantidade pode causar indigestão.
Os benefícios do chá de carqueja incluem a melhora da circulação sanguínea, da digestão e a facilitação do processo de emagrecimento. Mas, o chá de carqueja também é benéfico para: ajudar a controlar a diabetes, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento de doenças digestivas, ajudar no combate as inflamações.
Receita de erva doce
- 1 colher de chá de erva-doce
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de água
Modo de fazer
Coloque a água com as sementes para ferver por cinco minutos, coe e acrescente o açúcar.
Sirva em seguida.
Alivia gases, Combate a cólica intestinal, Facilita a digestão, Reduz o risco de câncer de mama e de ovário (*),Regula a pressão arterial, Induz ao relaxamento. Pode contribuir com o emagrecimento
(*) Os flavonoides presentes no bulbo e nos talos são semelhantes ao estrógeno e diminuem, portanto, o risco de câncer nas mulheres.
Receita de chá de hortelã com gengibre e frutas citricas
- 1 litro de água
- 2 colheres de sopa de raiz de gengibre picado
- 70 gramas de folhas de hortelã.
- 90 ml de suco de limão
- 60 ml de suco de laranja
- 1/4 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de mel (opcional)
Modo de fazer
Bata no liquidificador o gengibre, as folhas de hortelã. Ferva a água e coloque-o em um frasco com a mistura de gengibre, hortelã e cardamomo. Cubra o recipiente e deixe descansar por 30 minutos. Coe o chá em uma garrafa e adicione o suco de limão, suco de laranja e a canela.
Sirva com uma colher de chá de mel e consuma até 2 litros durante o dia.
Popularmente conhecida como Menta ou Hortela-Pimenta, traz em suas folhas e flores propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar. Asfolhas além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássioA planta é utilizada principalmente para o tratamento de atonia das vias digestivas, timpanite (principalmente a que possui causa nervosa), cálculos renais, problemas de flatulência, cólicas, vômitos, icterícia e dismenorreia,
Chá de frutas
- 1l e 1/2 de água
- 1/3 de um abacaxi (as pontas e a casca que sobraram da sobremesa do abacaxi grelhado)
- 1 maçã
- 1 laranja
- Canela e cravo
Modo de fazer
Ferva a água com a casca do abacaxi, o suco da laranja e as especiarias =cravo e canela.
Coe e junte o abacaxi e a maçã bem picadinhos, voltando ao fogo por mais 15 minutos.
Atividade antioxidante. Efetiva contra a gripe. Ajuda nas doenças de pele como acne. Diminui o colesterol. É termo gênico. Estimula a digestão Ajuda a manter mais estável os níveis de açúcar no sangue