Salada de Folhas

salada de folhasAs folhas frescas e verdes são a parte da planta em que os misteriosos efeitos da Natureza têm o seu reflexo mais vital. Encontrase nelas o imenso e maravilhoso laboratório bioquímico em que se efetua o processo, que constitui a premissa básica e geral de toda vida sobre a Terra, a  ransformação das energias do solo e da terra em potencial alimentar. A folha é pobre em fatores nutritivos, rica em clorofila, sais minerais, vitaminas e oligoelementos. A sua albumina tem o mais alto valor biológico, pois é dela que se formam todas as demais albuminas nas plantas e animais. Por isso é tão elevado o valor fisiológico alimentar das folhas, sobretudo quando são consumidas cruas em salada. Não é sem razão que se considera hoje na doutrina da alimentação biológica a folha fresca e verde como importantíssima alimentação preventiva, que devia ser consumida diariamente. As saladas ganham mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável .Além de muito nutritiva , as saladas garantem praticidade e pouco tempo para preparar um prato muito saboroso.

1.Salada de abóbora com rúcula e limão

1/2 abóbora-moranga pequena sem casca em cubos médios

1/2 maço pequeno de cebolinha verde picada finamente

1 colh (sopa) de óleo

4 colh (sopa) de suco de limão

Folhas de 1 maço médio de rúcula

1 cebola média em rodelas finas

Sal a gosto

MODO DE FAZER

Coloque a abóbora numa panela com 1litro de água fervente e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até ficar ao dente. Retire do fogo, escorra a água e tempere a abóbora ainda quente com sal e a metade da cebolinha verde. Reserve. Numa tigela pequena, bata com um batedor manual ou garfo o óleo, o suco de limão e o sal, até o molho encorpar. Numa saladeira, disponha as folhas de rúcula, a abóbora e a cebola. Regue com o molho de limão preparado e polvilhe com a cebolinha verde restante.Sirva em seguida.

 

2.Salada Família

½ pé de alface crespa (só as folhas longas)

Alguns ramos de agrião (só folhas e talos finos)

Algumas folhas de rúcula

Algumas folhas de escarola

Algumas folhas de funcho (erva-doce)

1 tomate caqui

3 roletes de palmito açaí

Torradas ao alho

Para o Tempero (Molho de Mostarda e Alho)

1/2 copo americano de mostarda em pasta

50 ml de suco de limão

6 dentes de alho descascados e esmagados

MODO DE FAZER

Comece pelas laterais montando uma “base” de torradas de alho (que você pode produzir em casa ou comprar prontas no supermercado). Depois vá alternando as folhas em camadas sucessivas e entremeadas até terminar com o tomate caqui e os roletes de palmito cortados em rodelas. Misture bem os ingredientes do molho e tempere com ele a salada já montada. As quantidades dos ingredientes do molho indicadas na receita rendem tempero suficiente para várias saladas.

 

3.Salada Grega

1 alface cortada em tirinhas;

1 pimentão verde, sem sementes e cortado em fatias finas;

1 cebola cortada em rodelas finas;

4 tomates cortados em quartos;

Azeitonas verdes ou pretas;

Salsa fresca picada;

Hortelã fresca picada;

Outras ervas, como alecrim, orégano, manjericão e cheiro-verde frescos.

Molho: suco de 1/2 a 1 limão; 1 colh de sopa de azeite de oliva;sal marinho; pimenta-do-reino.

MODO DE FAZER

Misture os ingredientes da salada, exceto os tomates. Coloque-os em sacos plásticos e mantenha-os na geladeira até o momento de usar; Coloque-os numa saladeira, cubra-os com os quartos de tomate e regue com o molho ou molho pouco antes de servir

 

4.Salada de espinafre com mamão

2 colh.(sopa) de salsinha verde picadinha

1 colh.(sopa) de óleo de girassol

½ colh.(sopa) de cebola ralada

2 colh.(sopa) de suco de limão

2 maços de espinafre lavados, limpos e cozidos (com 1 pouco de sal)

1 maço de chicória crespa, lavada e cortada bem fininha

½ mamão papaia, descascado e picadinho

1 pires de azeitonas verdes, picadinhas

Sal a gosto

MODO DE FAZER

Pegar o espinafre cozido e bater junto com as azeitonas picadas, com o suco de limão e com a salsinha no liquidificador. Colocar a mistura em forminhas untadas em óleo. Pegar a chicória picada e fazer vários ninhos em prato próprio e temperar com os temperos acima. Virar as forminhas de espinafre sobre os ninhos de chicória. Enfeitar como mamão picadinho.

 

5. Salada de Escarola, Abobrinha Grelhada e Peito de Peru

6 folhas de escarola picadas

4 fatias de abobrinha grelhada

3 colh (sopa) de abóbora cozida

2 tomate cereja

2 colh (sopa) de peito de peru em cubinhos

Sal e pimenta à gosto

MODO DE FAZER

Lave bem as verduras e legumes. Corte a abobrinha em fatias horizontais. Tempere com sal, e pimenta e grelhe em frigideira antiaderente, no máximo com um fiozinho de azeite. Vire o lado. Cozinhe a abóbora em água e sal. Enfeite em uma saladeira a chicória, a abobrinha grelhada, a abóbora cozida, o tomate cereja e o peito de peru em cubo.

 

6. Salada de veraneio

1/2 pé de alface picada

100 g de kani desfiado

1 xíc (chá) de pedaços de manga

1/2 pé de agrião

Molho: 2 colh (sopa) de creme de ricota; 1 colh (chá) de katchup; sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER

Lave bem a alface e o agrião. Pegue uma saladeira e arrume as verduras e decore com o kani desfiado e a manga. Misture os ingredientes do molho e regue por cima da salada.

 

7. Salada colorida light

1 pé pequeno de alface americana limpa

½ maço pequeno de rúcula limpa

2 rabanetes médios em fatias finas

1 bulbo pequeno de erva-doce picado

6 ovos de codorna cozidos

Molho de morango com gergelim:

8 morangos médios picados

1 colh (sopa) de sementes de gergelim

1 colh (sopa) de azeite de oliva

½ pimenta dedo de moça picada

Sal a gosto

MODO DE FAZER

Distribua as folhas de alface em uma saladeira. Por cima, disponha as folhas de rúcula, as fatias de rabanete, a erva-doce e os ovos de codorna, cortados ao meio. Sirva com o molho de morango com gergelim torrado. Coloque no liquidificador 1 colh (sopa) de azeite de oliva, 8 morangos médios picados, sal a gosto e ½ pimenta dedo de moça picada e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo. Reserve. Aqueça em uma panela 1 colh (sopa) de azeite de oliva, junte 1 colh (sopa) de sementes de gergelim e deixe torrar. Retire e reserve. Na mesma panela, coloque ½ xíc de (chá) de cebola ralada, 1 colh (chá) de açúcar e 2 colh (sopa) de vinagre balsâmico. Leve ao fogo e deixe por 10 min. Em seguida, despeje os morangos batidos, reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Por último, adicione o gergelim torrado e misture bem. Sirva a salada com 1 colh de (sopa) do molho quente ou frio.