Neste mês vamos cuidar de nossa circulação!
A circulação sanguínea percorre o corpo todo, mas muitas vezes é nas pernas que os problemas sanguíneos aparecem com mais frequência. Neste post vou explicar um pouquinho sobre os alimentos que favorecem o fluxo da circulação.
Uma recomendação:
Antes de utilizar fitoterápicos, tenha em mente que todos os medicamentos tem suas reações adversas isso sem falar no caso de pessoas que, mesmo sem saber, têm intolerância ou alergia a alguns dos elementos presentes na fórmula. Por esse motivo, procure sempre a orientação do seu médico. Só ele poderá garantir que o fitoterápico não lhe fará mal e indicar a dosagem adequada para o seu caso, garantindo que seu uso não interferirá na ação dos medicamentos que você já está tomando.
Castanha da Índia
A castanha da índia é uma planta medicinal bastante utilizada em tratamento para problemas da circulação, como varizes, hemorroidas e celulite. Além disso, o uso desse alimento também traz benefícios para outros casos de afecções circulatórias: cólicas menstruais, dores nas veias, edemas e fragilidade capilar.
Ginko Biloba
Ginko Biloba é um ótimo estimulante do sistema circulatório e cerebral. Tem propriedades antioxidantes e, segundo estudos, colabora com a prevenção de demência e mal de Alzheimer. Uso em cápsulas e folhas.
Centela Asiática
Centela Asiática é amplamente utilizada na estética para reduzir quadros de celulite, gordura localizada, estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação sanguínea. Uso em cápsulas e cremes.
Erva de Santa Maria
A Erva de Santa Maria é também conhecida como mastruz e tem propriedades anti-inflamatória e ativadora da circulação em geral. Seu consumo se dá na forma de chá e tem efeitos colaterais severos, quando tomada em excesso.
Cavalinha
Com grande poder diurético, a Cavalinha ajuda a diminuir a retenção de líquidos no organismo e também melhora a circulação sistêmica. Use na forma de chá.
Alecrim
O chá de alecrim é um ótimo aliado da circulação e ainda combate o desânimo e a depressão. Use na forma de chá e tempero.
Maçã
Alimento para o cérebro, a maçã fortalece a memória com seu ácido fosfórico. Excelente para combater o colesterol e derrames cerebrais, é depurativa do sangue e ajuda no tratamento do reumatismo e da artrite. Favorece a limpeza da boca, garganta e dentes pelo seu poder adstringente. De baixa caloria (entre 55 e 62), a fruta é excelente para dietas de diabéticos e de redução de peso. Grande aliada do coração pela alta dosagem de pectina, os nutricionistas recomendam 2 maçãs ao dia para manter os níveis de vitaminas e sais minerais no organismo.
Dicas do CNC.
Evite o inchaço de verão, uma tendência natural do corpo.
Sugestão de Receita
Suchá para circulação
Ingredientes
- 1,5 gramas de sementes de castanha da índia com casca
- 150ml de água
- 1 colher de chá de centela asiatica
- 1 colher de chá de cavalinha
- 1 colher de chá de santa maria
- 1 colher de chá de hortelã
- 1 maça
Modo de Preparo
Acrescentar as sementes na água, deixar que ferva 5 a 10 minutos, para que as propriedades sejam extraídas, ai acrescente os chás em infusão (alecrim, santa Maria, cavalinha e centela asiática) deixarem por 10 minutos. Depois de frio bater uma maça. Para beber é ideal que seja uma xícara de chá de duas a três vezes por dia, depois das principais refeições.
Gostou desta Receita?
CLIQUE AQUI e confira outras receitas funcionais deliciosas e nutritivas!