Vitaminas
Para ganhar massa muscular é necessária uma dieta rica em proteínas. Isso todo mundo já sabe! Mas, para fazer o corpo trabalhar bem com uma carga elevada de atividades, é preciso oferecer uma quantidade maior de vitaminas e minerais para o organismo.
Veja a importância das vitaminas e dos minerais no trabalho corporal:
A Vitamina A é importante na quebra das proteínas em aminoácidos (responsáveis por construir o tecido muscular).
A Vitamina B1 – também conhecida como Tiamina, está fortemente envolvida no metabolismo das proteínas, bem como na produção de Hemoglobina (molécula que ajuda a transportar oxigênio pelo corpo).
A Vitamina B3, também conhecida como Niacina, visa melhorar a vasodilatação, ajudando assim a levar nutrientes ao tecidos musculares.
A Vitamina B6, chamada de Pirodoxina, ajuda na respiração celular e no metabolismo das proteínas.
A Vitamina B1, conhecida como Cobalamina, ajuda a melhorar a comunicação cérebro/músculos, o que acaba tendo um impacto direto na hipertrofia muscular e na coordenação.
A Vitamina H, também conhecida como Biotina, ajuda o corpo a metabolizar os aminoácidos e os carboidratos, favorecendo a recuperação muscular e auxiliando a geração de energia durante os treinos.
A Vitamina C, conhecida como acido ascórbico, é muito importante no metabolismo dos aminoácidos e na formação de colágenos pelo organismo, processo fundamental para manter a saúde das articulações e a juventude da pele. A vitamina C também é um poderoso antioxidante que ajuda eliminar os radicais livres gerados pelo organismo.
A Vitamina D é considerada hoje em dia um tipo de esteroide natural, além disso, ela ajuda o corpo a absorver com mais perfeição o cálcio, nutriente importante durante a contração muscular e para manter os ossos e articulações fortes.
Minerais
Os sais minerais são nutrientes cuja função é estruturar o nosso corpo e regular o organismo. Os principais sais minerais que devemos ingerir são:
Cálcio, que auxilia na regulação da contração muscular; o fósforo, que atua juntamente com o cálcio na produção da energia do nosso organismo; o potássio, que auxilia na transmissão do sistema nervoso, na contração muscular, na pressão sanguínea e no equilíbrio hídrico; o magnésio, que favorece a contração muscular e o metabolismo energético; o sódio, que ajuda no equilíbrio hídrico, na transmissão dos impulsos nervosos, no relaxamento muscular e na contração muscular.
Dicas do CNC
Neste mês de junho, nosso cuidado é com os músculos. Então, vamos nutri-los nutrindo com vitaminas e minerais e a sugestão é um mix de micronutrientes com o nutrishake proteico.
Sugestão de Receita
Nutrishake Proteico
Ingredientes
- 1 colher de café de gengibre
- 200 ml de água
- 3 rodelas de beterraba
- 2 rodelas de batata yacon
- 2 rodelas de abacaxi
- 2 colheres de sopa de hortelã
- 3 morangos grandes
- 20 ml de suco de maracujá
- 30 g whey
- Meia banana nanica
- Meio mamão papaia
Modo de preparo
Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Coar e beber a seguir.
Gostou desta Receita?
CLIQUE AQUI e confira outras receitas deliciosas e nutritivas!