As brássicas (brócolis, repolho, couve-flor, couve de bruxelas e nabo) são alimentos de altíssimo valor nutricional e possuem propriedades funcionais anticancerígenas devido a presença dos fitoquimicos glocosinolatos, que, ao se transformarem em sulforafano e em indol-3-carbinol, vão prevenir o câncer.
As brássicas contêm, com exclusividade, os compostos organoenxofrados que modulam a biotransformação de xenobióticos, e podem influenciar a toxicidade e carcinogenicidade de químicos ambientais.
Brócolis
De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos ou brócolis e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata, se forem consumidas, pelo menos, três porções diárias desses vegetais. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.
Resumindo, o brócolis é um alimento muito útil como: antibacteriano, antiviral, antifúngico e ANTICÂNCER.
Repolho
Os antioxidantes no repolho ajudam a combater os radicais livres no corpo. Esses oxidantes devem ser combatidos por que podem causar sérios problemas de saúde, como câncer e doenças cardíacas. Comer repolho irá reduzir o risco dessas condições.
Couve-flor
Couve-flor é considerada um alimento funcional pela sua função reguladora do intestino já que contêm grande quantidade de fibras, sais minerais, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e ferro. Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5, C, é livre de gorduras, colesterol, possui baixos teores de sódio e também de calorias.
A couve-flor pertence ao grupo dos vegetais crucíferos (cuja corola, dialipétala, apresenta 4 pétalas em formato de cruz) e contém uma substância denominada sulforafano, considerada capaz de estimular a função anticancerígena, especialmente de pulmão, cólon, mama, ovário e bexiga.
Nabo
O nabo possui propriedades terapêuticas importantes. Ele é purificador do sangue, refrescante, emoliente, tem qualidade tônica, antiescorbútica, peitoral, diurética, antiescrofulosa, antiberibérica, alcalinizante, expectorante e laxativa.
Cominho
As propriedades terapêuticas do cominho são voltadas para a gastrite, a digestão difícil, a flatulência e a inapetência. Seus princípios ativos são o acido málico e o óleo eterio. Podendo ser utilizado para temperar saladas, molhos e sopas.
Coentro
Esta erva é útil para combater a prisão de ventre, as digestões dolorosas e os transtornos digestivos em geral.
Salsinha
A salsa é uma erva que tem a capacidade de proteger o fígado e os intestinos de diferentes tipos de câncer. Suas propriedades anticancerígenas se encontram em um de seus componentes, conhecido como miristicina. Além disso, a salsa protege o cérebro ao prevenir tumores que podem aparecer a qualquer momento.
A salsa possui grandes propriedades estimulantes da digestão, é antiflatulenta e carminativa. Ajuda a expulsar o excesso de gases, evitando a sensação de peso e estufamento e também favorecendo o organismo a eliminar as toxinas que estão acumuladas. Outra importante faceta da salsa é que ela protege os rins, ao impedir a formação de cálculos renais.
Dicas do CNC
Neste mês de agosto, vamos utilizar o grupo de brasseas que é rico em ISOTIOCIANATOS, substâncias que ativam as enzimas detoxificantes do metabolismo xenobióticos.
Sugestão de Receita
Salada Brasseas Desintoxicante
Ingredientes
- 1 brócolis picado
- 1/2 xícara repolho
- 3 dentes de alho fatiado
- 1 xícara de nabo picado
- 1 colher de café rãs de coentro
- 1 colher de café rasa de cominho
- 3 colheres de sopa de salsa picada
- sal
Modo de Preparo
- Cozinhe os brócolis e o nabo com água, sal, coentro e cominho
- Escorra os brócolis e deixe 5 minutos na água gelada
- Em uma peneira coloque os brócolis deixe escorrer a água
- Abafe o repolho por 1 minuto.
- Aqueça o azeite e doure o alho.
- Junte os brócolis, repolho, nabo misture o azeite com o alho.
- De uma pitada de sal e salpique com salsa.