Lactobacillus do bem – Probióticos
O termo “probiótico” deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.
Probióticos, portanto, são micro-organismos que atingem o trato gastrointestinal e recompõem a microbiota do intestino
A definição mais atual de probióticos é: suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
Probióticos, portanto, são micro-organismos que atingem o trato gastrointestinal e recompõem a microbiota do intestino, inibindo a colonização de bactérias patogênicas e devolvendo seu equilíbrio. Por este motivo, são chamados de probióticos, as “bactérias benéficas”.
Vários microorganismos são reconhecidos como probióticos. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus. As espécies de probióticos mais utilizadas são: – especialmente o Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus reuterii, Enterococus faecium, Bifidobacterium adolescentis, Bifidobacterium breve, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium infantis, Bifidobacterium longum
Benefícios dos probióticos
- Restabelecem o equilíbrio da microbiota do intestino;
- Melhoram a constipação (“prisão de ventre”);
- Melhoram a digestão, por ajudarem na produção de enzimas proteolíticas e lipolíticas;
- Recuperam a integridade da parede do intestino, no caso de doenças inflamatórias intestinais;
- Têm efeito anticancerígeno;
- Reduzem surtos diarréicos por combaterem os patógenos;
- Aumentam a imunidade;
- Melhoram a alergia alimentar por impedirem a translocação (mudança de um local para outro) de patógenos.
Dicas do CNC.
Neste mês de fevereiro, depois da praia e do carnaval, nada melhor que uma receita com probióticos para recuperar o equilíbrio de seu intestino, pois a bebida alcoólica e a comida excessivamente temperada podem desequilibrar a nossa flora intestinal.
Sugestão de Receita:
Iogurte Vegano de Leite de Coco
Ingredientes:
- 400 ml de leite de coco
- 1 xícara de água
- 1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos
- 3 colheres (chá) de óleo de coco ou de linhaça
- 1 colher (chá) de agar-agar
- 2 colheres (sopa) de açúcar ou néctar de agave (opcional))
Como fazer
Em uma panela, misture o leite de coco (pode ser leite de coco de garrafa ou caseiro), a água e o agar-agar e leve para aquecer, em fogo baixo, por 3 minutos.
Aguarde amornar até a temperatura de 45 graus. Caso não tenha termômetro culinário, teste com a ponta do dedo.
Quando suportar mergulhar a ponta do dedo e contar até 10, está adequado.
Misture o óleo de coco, o açúcar e por último o probiótico (que é usado como açúcar no cultivo de bactérias – geralmente maltodextrina).
Despeje em um vidro esterilizado e coloque em bolsa térmica ou envolto em panos num ambiente mais aquecido, sob a luz do sol (não muito intensa) ou dentro do forno. Deixe fermentar de 8 a 12 horas e leve à geladeira.
Se desejar, adicione coco ralado. Também pode ser feito sem adoçantes. O iogurte fica mais espesso com o passar de 2 a 3 dias em geladeira. Consuma em até 5 dias.
Gostou desta Receita?
Esta receita faz parte de uma série de Receitas Funcionais sobre cuidados com a flora intestinal. Clique aqui e confira outras receitas deliciosas e nutritivas!