Cuidando do Intestino com Kefir!

O Kefir é um probiótico, composto por uma combinação de aproximadamente 50 tipos diferentes de microrganismo (bactérias e fungos benéficos para a saúde), cuja fermentação pode ser feita com leite ou água com açúcar mascavo. A bebida mantém ou recupera a flora intestinal e age como laxante natural. As bactérias produzem uma espécie de açúcar capaz de estimular o sistema imunológico a fabricar substâncias para combater inflamações.

0216-Receita-Cuidando-do-Intestino-com-Kefir-SITE2

O Kefir pode ser usado também nos seguintes casos: desequilíbrios emocionais e de origem nervosa; erupções cutâneas; problemas renais e da bexiga; anemias; problemas respiratórios; alergias; disfunções hepáticas; diarréia; prisão de ventre; problemas cardiovasculares (infarto e arteriosclerose); reumatismos; L.E.R ; tumores; doenças do estômago; úlceras pépticas e duodenais e gastrite. Digestivo, o Kefir não produz intolerância ou efeitos colaterais.

A bebida mantém ou recupera a flora intestinal e age como laxante natural.

Atribui-se ao uso diário do kefir a famosa longevidade e saúde dos habitantes das montanhas russas do Cáucaso, que são os únicos a alcançarem a idade de até 120 anos, gozando de total saúde. Com o envelhecimento, o estresse, a alimentação e os hábitos de vida incorretos, ocorre uma diminuição dos microrganismos benéficos e um aumento dos patogênicos.

Kefir é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K, além de ser uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B É também um iogurte poderoso e muito benéfico a nossa saúde.

Estudado por pesquisadores ocidentais no decorrer do século XX, o Kefir vem se popularizando mundialmente, desde 1999 com maior intensidade. E há uma forte tendência para que ocupe papel de destaque no século XXI.

Kefir é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K, além de ser uma fonte excelente de biotina, a vitamina B

Composição do Kefir:

Candida kefir, Candida holmii Saccharomyces cerevisiae (essa é a levedura que usamos no pão, cerveja e outros), Saccharomyces delbrueckii, accharomycesunisporus,Saccharomyces lipolytica / Bactérias:Lactobacillus brevis, Lb. viridescens, Lb. Casei (essa é a do Yakult), Lb. kefir, Lb. kefiranofaciens, Lb. kefirgranum, Lb. parakefir, Leuconostoc spp.e Lactococcus lactis).

Cuidados que deve ter com esses grãos:

Sempre passar água fervente nos recipientes a serem utilizados; utilizar sempre leite fervido, pasteurizado ou esterilizado (caixinha); o leite deve estar na temperatura ambiente no momento do uso; incubar a temperatura próxima de 20º C;  a faixa de temperatura entre 15º C a 25º C é razoável. Em regiões muito quentes pode-se incubar na parte baixa da geladeira, assim o Kefir vai demorar entre 3 ou 4 dias para fermentar (ficar pronto).  É menos arriscado do que incubar em altas temperaturas, que podem causar acidez excessiva, contaminações, etc. Se o produto ou os grãos apresentarem coloração, cheiro ou sabor duvidoso, não devem ser consumidos, pois podem estar contaminados ou defeituosos. Os grânulos devem ser brancos, lembrando a canjica.

A maneira mais simples de conseguir os grãos, ainda hoje, é por doação.

MODO DE PREPARO DO KEFIR:

O Kefir pode ser preparado com água ou leite. Para o uso de apoio em terapias, emprega-se uma quantidade maior do que como complemento na alimentação básica e para tal a água é mais indicado.

EM ÁGUA:

Adicione de 2 a 4 colheres de sopa com grãos de kefir em um litro de água mineral. Coloque 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, rapadura moída ou melado de cana de boa qualidade. Mantenha uma boa higiene no preparo. O recipiente pode ser de vidro, inox, ou plástico de boa qualidade.

O recipiente pode ser de vidro, inox, ou plástico de boa qualidade.

Tampe o recipiente para evitar a presença de impurezas, ciscos, poeira e insetos, mas deixe uma saída de ar, pois na fermentação haverá a expansão de gás carbônico e se for hermeticamente fechado poderá explodir. Cubra com pano ou tuia e prenda-o com um elástico. Deixe em temperatura ambiente durante 10 a 40 horas, lembre que os dias mais quentes aceleram a cultura e os dias frios retardam. O kefir se desenvolve bem na temperatura ambiente de 20 a 30 graus centígrados. Dependendo da finalidade ou gosto o tempo de fermentação da cultura varia.

 Nunca utilize alumínio ou ferro em nenhuma das etapas.

Coe e armazene em recipiente igual ao anterior. Nunca utilize alumínio ou ferro em nenhuma das etapas. Os grãos se multiplicam com rapidez e devem ser reaproveitados para uma nova cultura e utilizados para a importante disseminação comunitária (lembre-se de sua preciosidade). Os grãos possuem valor individual, familiar e coletivo, são bons para nos ajudar individualmente e coletivamente.

 

ARMAZENAMENTO:

Após coado, o líquido resultante da fermentação da cultura deve ser conservado em refrigeração, mesmo quando consumido na forma de queijos. A duração de seus produtos vai até no máximo três dias, mesmo sob refrigeração. Os grãos, após lavados e secados devidamente à sombra em temperatura ambiente, podem ser mantidos refrigerados a 4°C ou liofilizados por congelamento. As formas comerciais de kefir contém apenas uma parcela de seus componentes e o mais conhecido é o kefiran. O armazenamento do kefir tem sido a maior barreira para a sua ampla comercialização. Até mesmo as matrizes vendidas por correio no exterior não são o verdadeiro kefir por serem apenas elementos parciais do kefir, assim como em yoga, a fonte de aquisição é um fator fundamental em sua eficiência e garantia. Os grãos verdadeiros são adquiridos de pessoa a pessoa, pessoalmente e com uma corrente de bons fluídos, da qual o kefir é apenas mais um componente.

 

Dicas do CNC

Neste mês de fevereiro, temos uma novidade de receita usando o Kefir um probiótico colaborador para manter o intestino saudável, mas não deixe de tomar cuidados necessários antes de usá-lo.

 

Sugestão de receita

Requeijão de Kefir

0216-Receita-Cuidando-do-Intestino-com-Kefir-SITE

Ingredientes:
  • 250g Cream kefir
  • 50g de manteiga sem sal
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 copo de leite de vaca ou leite de arroz
  • 2 colheres de sopa de maisena
Modo de fazer:

Colocar o cream kefir, a manteiga e o sal no liquidificador.

A parte, prepare um creme com um copo de leite e as 2 colheres de sopa de maisena.

Coloque este creme ainda quente (tendendo a morno) no liquidificador com os outros ingredientes e bata bem.

Colocar em potes de vidro com tampa

Guardar na geladeira

Pode usa-lo em lasanha, pizza, no pão.