Cuidando do Intestino com fibras solúvel e insolúvel

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos recentes que demonstram a ação benéfica desses nutrientes no organismo e a relação entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de doenças. A quantidade diária recomendada de fibras para uma pessoa adulta é de 25 a 35 gramas.

0223-Receita-Suco-Mix-de-fibras-SITE-2

A Fibra, denominada fibra dietética, é formada por um conjunto de várias substâncias, tais como a pectina, celulose, hemicelulose, gomas, mucilagens e outros polissacáridos. No entanto, nem todas as fibras atuam da mesma forma. As fibras alimentares compõem-se fundamentalmente de 2 categorias, tecnicamente classificadas como: insolúveis e solúveis.

Fibras solúveis são fibras que têm a propriedade de se misturar com a água, formando uma espécie de gel no nosso estômago.

Fibras solúveis são fibras que têm a propriedade de se misturar com a água, formando uma espécie de gel no nosso estômago. Ao reagir dessa maneira, elas atrasam o esvaziamento gástrico, reduzindo a absorção de glicose e de gorduras. As fibras solúveis também ajudam a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, auxilinado no controle e na prevenção de doenças como a diabetes tipo 2 e os problemas cardíacos. Alimentos com fibras solúveis são: aveia, casca de frutas, feijões, ervilha e cevada.

Fibras insolúveis são fibras que propiciam o aumento do bolo fecal, estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação intestinal.

Fibras insolúveis são fibras que propiciam o aumento do bolo fecal, estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação intestinal. As fibras insolúveis também ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Alimentos com fibras insolúveis são: verduras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.

A presença de fibras em quantidades insuficientes na alimentação, por um período longo de tempo, pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como: constipação ou obstipação intestinal (“prisão de ventre”), doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência das doenças citadas justifica a importância de se atingir a recomendação diária de fibras

As fibras podem ser utilizadas no controle da obesidade, pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias.

As fibras podem ser utilizadas no controle da obesidade, pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Desta forma, elas dão uma sensação de saciedade mesmo se ingeridas poucas calorias Os alimentos anti-obesidade incluem aqueles que apresentam alto teor de fibras, são ricos em cálcio e aqueles que têm omega3, como os peixes de água fria e óleo de peixe. O consumo de fibras na dieta é fundamental para reduzir o risco de “reganho” de peso no período pós-operatório. Um estudo feito em 7 países com 12.763 pessoas, demonstrou que aquelas pessoas que ingerem fibras eram sempre mais magras do que as pessoas que não ingeriam fibras.

 

Dicas do CNC

Como já foi dito tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis desempenham papel importante no processo de uma vida saudável.

De um modo geral os vegetais costumam apresentar os dois tipos de fibra, mas essa quantidade varia de alimento para alimento. Utilize uma variedade de frutas, verduras e legumes diariamente

Ai vai uma receita especial.

Suco Mix de fibras

0223-Receita-Suco-Mix-de-fibras-SITE

Ingredientes
  • 200g de abacaxi, picado (1 copo requeijão)
  • 1 cubo de couve (25g)
  • ½ limão Taiti
  • 5 folhas de hortelã
  • 300ml de água de coco
  • 1 colher de chá de aveia
  • 1 colher de chá de chia
  • 1 colher de chá de gergelim
Modo de preparar

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Gostou desta Receita?

Esta receita faz parte de uma série de Receitas Funcionais sobre cuidados com a flora intestinal. CLIQUE AQUI e confira outras receitas deliciosas e nutritivas!