Alimentos do lactobacillus do bem:
Fibras chamadas de Prebioticos
Os prebióticos são definidos como fibras alimentares que, quando ingeridas, não sofrem digestão e absorção pelo sistema disgestório e, quando chegam ao intestino, servem de alimento às bactérias benéficas, também conhecidas como probióticos ou bactérias do bem, permitindo modificações na composição e/ou atividade da flora intestinal e garantindo efeitos benéficos à saúde.
Um dos exemplos de prebiótico e a biomassa da banana verde. A banana-verde, é um prebiótico, um componente resistente à ação de enzimas, não calórico e que estimula o crescimento de determinadas bactérias, como os lactobacilos. A polpa dessa fruta é conhecida por conter alta concentração de frutose, sacarose, amido e glicose, tudo que será transformado em energia pelo corpo.
O consumo de água é imprescindível para manter o corpo em bom funcionamento, assim como a ingestão de fibras importante para ser utilizada para equilibrar a microbiota do intestino. As fibras solúveis e insolúveis necessitam de água para melhorar a função intestinal dos indivíduos. Já a fibra prebiótica tem como uma de suas principais características a ação completa na flora intestinal, sem depender da água.
Outro benefício dos prebióticos é a inibição de bactérias nocivas e o aumento do número de Lactobacilos e bifidobactérias, ou seja, bactérias do bem.
Dicas do CNC
Neste mês de fevereiro, com um super verão, devemos tomar cuidado com os rotavirus. Portanto, precisamos cuidar de nossa flora intestinal para ajudar a combater as infecções, deixando o intestino em equilíbrio.
Então, ai vai uma receita deliciosa e funcional.
Mousse de Chocolate Com Biomassa de Banana Verde
Ingredientes
- 150ml leite de castanha ou arroz
- 100 gramas da biomassa da banana verde
- 200g de chocolate 70% cacau, isento de glúten e lactose e sem adição de açúcar e sem soja, derretido em banho Maria
- 3 colheres de gel de linhaça (para obter o gel de linhaça cubra uma medida de linhaça com água por algumas horas. Depois bata este gel no liquidificador e utilize).
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na geladeira
Preparando a biomassa da banana verde
Tire as bananas, uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante, é a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
Tampe a panela. A água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas” e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
Destampe a panela e descasque as bananas, tomando cuidado para não se queimar, pois elas estarão quentes. Mas esse trabalho deve ser feito com as bananas ainda quentes, para facilitar o processo.
Validade:
3 a 6 meses no congelador. Congele em copinhos de café.