A maioria dos alimentos que mais provocam sensação de prazer, energia e bem estar, são aqueles que mais viciam e engordam.
Entre eles, está o tão desejado doce, que muitas pessoas não conseguem passar um dia sequer sem desfrutar. Apesar de ser uma delícia, doce em excesso pode virar um problema de saúde e até levar à compulsão.
As causas para essas compulsões podem variar muito, mas as principais delas são: o desequilíbrio hormonal de insulina, a dieta pouco saudável, fadiga adrenal, desordens alimentares e até mesmo síndrome pré-menstrual.
Vamos controlar a vontade de comer doce com sobremesa HiperCalmante, para amenizar a gula dulcícola, com ingredientes funcionais:
Maracujá
A passiflora, principio ativo do maracujá, é rico em flavonoides, alcalóides e saparinas, nutrientes capazes de agir no sistema nervoso central, rearranjando os neurotransmissores. Com essas qualidades, o maracujá tem ações funcionais intensas, capazes de relaxar as tensões musculares e até diminuir a pressão arterial. Portanto, a futa age como calmante natural e sedativo leve, controlando a ansiedade, tratando os distúrbios do sono, os sintomas do estresse, além de diminuir a irritabilidade, amenizar as complicações do sistema nervoso e auxiliar no combate aos sintomas da depressão.
Biomassa da Banana Verde
Rica em potássio, magnésio, vitamina A, C, D, E, ferro e baixa concentração de gordura (0,5%), a biomassa de banana verde possui só 2% de açúcar além de grande quantidade de amido resistente. Este amido resistente, chamado prebiótico, tem grande estrutura molecular. Quando cozida, a banana verde perde o tanino (substância que provoca o efeito de amarras a boca), mas mantém o amido resistente. Esse nutriente não é absorvido pelo organismo, mas é utilizado pela “flora intestinal” como promotor das “bactérias do bem”.
Agar Agar
O ágar agar é uma alga que possui ato teor de sais minerai, celulose, iodo e fósforo e é utilizada em tratamentos de várias doenças e também no tratamento de problemas estéticos.
Açúcar de coco
O açúcar de coco é um dos melhores substitutos do açúcar e um dos adoçantes mais saudáveis. O seu processo de extração é originário das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido ligeiramente em uma caldeira, resultando em um espesso caramelo.
Chia
Propriedades da chia:
Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecida de Ômega 3, tanto animal quanto vegetal. A semente possui teor muito maior do ácido graxo do que o encontrado na linhaça e no salmão.
Cálcio: A chia possui cinco vezes mais do que a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que o cálcio presente na chia também ajuda a queimar gordura no organismo.
Magnésio: A semente possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.
Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
Proteínas: A chia é uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. Além disso, é extremamente rica em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico, provêm à chia de três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Dicas do CNC.
Neste mês de setembro, vamos encerrar o mês com uma sobremesa calmante e funcional, para alegrar nosso fim de semana.
Para um sábado e um domingo gostoso, nada melhor que um docinho. Mas depois de uma semana inteira de trabalho, ficar horas na cozinha para fazer uma sobremesa não é lá uma idéia muito animadora,
Separei uma receita fácil, gostosa e funcional, para servir de sobremesa ou apenas para um ataque a geladeira no fim de tarde, sem prejudicar a sua perda de peso.
Sugestão de Receita
Mousse calmante funcional
Ingredientes
- 1 xícara e 1/2 de água
- 1 xícara e 1/2 de suco de maracujá natural e coado
- 1/2 xícara de biomassa de banana verde
- 1 c chá de agar agar (ou 1 envelope de gelatina incolor)
- 1/2 xícara de açúcar de coco
- 1 c sobremesa de farelo de aveia ou aveia em flocos finos
- Sementes de chia para decorar
Modo de Preparo
Numa panela coloque a água, biomassa, o agar agar, a aveia e o açúcar de coco.
Misture sem parar por 5 min, se ele começar a ferver antes, não tem problema.
Após esse tempo, coloque essa mistura no liquidificador, adicione o suco de maracujá e bata!
Agora é só colocar em taças e decorar!
Leve a geladeira e espere endurecer!
Gostou desta Receita?
CLIQUE AQUI e confira outras receitas funcionais deliciosas e nutritivas!