Centro Nutrição Celular lança nova metodologia para descobrir intolerâncias alimentares
O que é a intolerância Alimentar?
Intolerância Alimentar é uma reação espontânea do organismo que interpreta como agressores, determinados alimentos (proteínas), passando a gerar uma série de sintomas desagradáveis para o indivíduo.
Como já dizia o filósofo romano Lucretius, 55 DC: “O que é alimento para alguns, pode ser veneno para outros.”
O problema ocorre quando o organismo não possui enzimas capazes de absorver os açucares de determinados alimentos que são ingeridos. Sem essas enzimas, os açucares não são absorvidos durante o processo digestivo, se acumulando no estômago e no intestino, que inflamam. Além de inflamada, a mucosa intestinal tem sua permeabilidade aumentada e esses alimentos acabam atravessando suas paredes e caindo na circulação sanguínea. É nesse ponto que o sistema imunológico do corpo reconhece esses elementos como estranhos e agressores, passando a combate-los e causando processos inflamatórios em vários órgãos e tecidos e originando até 150 sintomas diferentes.
Nos dias atuais, estima-se que cerca de 45% da população sofra com a intolerância alimentar. Descobrir essa condição, o quanto antes, é fundamental para a melhoria da saúde e principalmente, da qualidade de vida dos pacientes.
Principais alimentos causadores
As principais substâncias que podem provocam intolerância nas pessoas são, a lactose, o glúten, os crustáceos, carboidratos complexos vegetais, o chocolate e os alimentos com conservantes e corantes em geral.
Quais são os sintomas?
Alguns dos sintomas associados a intolerâncias alimentares, são: a dificuldade de perder peso, a fadiga constante, a falta de energia permanente, a constipação intestinal, dores de cabeça, envelhecimento precoce, inchaço do abdômen, irritabilidade e mau humor, debilidade do sistema imunitário, problemas de pele, entre outros.
O que fazer?
O problema é que geralmente não temos esse pré-conhecimento e passamos a conviver, durante muito tempo, com os processos inflamatórios da intolerância, sem retirar o alimento agressor da nossa dieta. Para dificultar o diagnóstico, há sintomas que só aparecem 30 horas após a ingestão de determinado alimento.
No Brasil, a intolerância alimentar é tratada apenas com análise de sintomas e teste de reações com a retirada de alimentos da dieta. Esse é um mecanismo de avaliação que pode durar muito tempo, levando os pacientes a sofrerem com a longa investigação alimentar.
O Programa Nutrintolerância
A intolerância é uma barreira a qualidade de vida e ao estabelecimento de bons hábitos alimentares. É muito difícil equilibrar o metabolismo e diminuir o peso de pacientes que sofrem com esse problema “invisível”.
A dieta da civilização moderna, que consiste prioritariamente de alimentos industrializados, veio produzindo uma era de intolerantes com um quadro crescente de organismos hipersensíveis.
Para ajudar nessa questão, a nutricionista do Centro Nutrição Celular, Eliane Petean Arena, se concentrou em estudos, pesquisas e aprimoramento profissional, visando novas metodologias rápidas e eficientes de identificação dessa condição orgânica que afeta tanta gente.
O Programa Nutrintolerância foi criado para desvendar e corrigir, de uma vez por todas, as intolerâncias alimentares.
Esse novo programa de teste de medição de reações orgânicas, verifica a intolerância do organismo a cerca de 800 alimentos, de forma fácil e segura, simplesmente avaliando o corpo, quanto a funcionalidade de sua produção de enzimas digestivas.
A metodologia consiste na realização de um plano alimentar, com alimentos divididos em 36 grupos e uma sequência de testes de medição que avaliam a existência de reações negativas de produção de enzimas, responsáveis pela digestão dos elementos potenciais da hipersensibilidade.
Com o Programa Nutrintolerância, o paciente tem suas necessidades nutricionais analisadas e a bioquímica do seu organismo equilibrada, sem a necessidade de realizar dietas experimentais, inflexíveis e rigorosas.
dentificadas as relações de intolerância, o tratamento inicia com a exclusão do alimento da dieta, por no mínimo 90 dias e depois, a mucosa intestinal passa a ser tratada e a microflora, recomposta, para equilíbrio das reações do corpo.
Só depois de equilibrado o sistema intestinal e imunológico, o alimento passa a ser reintroduzido na rotina da pessoa, com frequências e quantidades monitoradas e crescentes.
Você desconfia ser intolerante alimentar? Agende já o Programa Nutrintolerância.
Como é o Programa Nutrintolerância?
O Programa Nutrintolerância é um projeto especial para ajudar os pacientes a descobrirem rapidamente suas hipersensibilidades alimentares, reintroduzindo-os para o equilíbrio nutricional, aliviando os sintomas da sensibilidade e criando novos hábitos de nutrição saudável e prazerosa. Saúde e qualidade de vida!
Com metodologia e direção da nutricionista Eliane Petean Arena, diretora do CNC, o programa possui um pacote de atividades que envolve as seguintes etapas:
1. Testes e análise das intolerâncias e das necessidades nutricionais individuais
2. Equilíbrio da biodinâmica do organismo
3. Eliminação dos sintomas de desequilíbrio orgânico
4. Indicação dos alimentos com três níveis: intolerância muito grande, intolerância grande, tendência para intolerância e alimentos recomendados.
Além de tudo isso, o paciente participante do Programa Nutrintolerância também passa a fazer parte da Escola Nutrintolerância, um movimento educacional em nutrição, especialmente elaborado para auxiliar as pessoas que detectaram sensibilidade na área da alimentação e precisam de instruções para reequilibrar o organismo.
Com área especial no site do e boletins de informação na Fanpage do Centro Nutrição Celular, a Escola Nutrintolerância vai agregar novos conteúdos e distribuir importantes informações sobre a Intolerância Alimentar.
Programa Nutrintolerância
Nutricionista Responsável:
Eliane Petean Arena Nutricionista
CRN 3267
Pacote do Programa: R$ 200,00
Com testes, laudos e dieta restauradora do equilíbrio bioquímico, além de participação no programa exclusivo de reeducação alimentar da Escola Nutrintolerância do Centro Nutrição Celular.
Horários para agendamento:
Segunda a sexta: 13hs as 19hs
Sábado: das 13hs às 17hs