Florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais.
Dr. Edward Bach, médico de Harley Street, conhecido como um importante bacteriologista, homeopata e pesquisador de seu tempo acreditava que a mente desempenha um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação das doenças. Com suas inumeráveis pesquisas, o médico inglês queria encontrar algo que pudesse tratar a causa e não o sintoma das doenças.
Segundo Dr. Edward descobriu, os mais diversos problemas de saúde têm sempre suas origens nas nossas emoções, quase sempre mal resolvidas, como alguns sentimentos comuns que podem ser reprimidos. Como decorrência dessa reação, primeiro aparecem os conflitos mentais e logo depois, os físicos.
Equilibrar as emoções, buscando um entendimento pleno do mundo interior e exterior, é um dos principais objetivos da terapia que usa os florais. Ao fazer uso desses medicamentos, é possível tratar sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, depressão, pânico, tristeza, solidão, sensibilidade, ciúmes, magoas, estresse e muitos outros estados emocionais.
O grande valor dessa terapia é que, tratando dos males emocionais, muitas outras enfermidades podem ser evitadas ou até curadas, incluindo aí, a obesidade.
“A ação destes remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para recepção do Eu Espiritual; de inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal… Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nosso corpo com as sublimes vibrações de nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como a neve à luz do sol. Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna.” (Dr. Edward Bach).
Florais e a alimentação
O fluir harmônico de nossas vidas depende, em grande parte, de como conduzimos as nossas emoções. Estresse, compulsão alimentar, ansiedade, baixa autoestima, falta de sono. Todos esses fatores da vida podem nos levar a um aumento contínuo do peso, além de criar inúmeros obstáculos para a perda de peso, quando nos esforçamos para emagrecer.
A ansiedade é uma das principais causas dos nossos resultados negativos na nutrição. Essa é uma sensação que todos nós sentimos e por isso, ate certo ponto, pode ser considerada normal. Mas quando se torna excessiva, fora do nosso controle, a ansiedade passa a ser patológica, gerando um estado de tensão permanente em que o corpo todo fica alerta (estressado), alterando suas condições fisiológicas para sobreviver. Essa ansiedade continuada vai gerar sintomas como taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, tensão muscular, desencadeando reações orgânicas variadas. Uma das maneiras que o corpo encontra de estravar toda a pressão derivada dos estados ansiosos, é comendo – preferencialmente, alimentos calóricos, doces e gordurosos.
Sim, a ansiedade pode causar obesidade. Diante das tensões, é fisiologicamente normal recorrer à comida, já que comer é um dos grandes prazeres da vida. Várias pessoas acabam compensando a falta de outros prazeres e alegrias, comendo exageradamente. A pessoa ansiosa, normalmente, sente-se infeliz e extravasa essa tristeza comendo.
Esse foi apenas um exemplo do que pode acontecer dentro de nós quando um sentimento fica mal resolvido ou mal acabado. O nosso corpo acaba por expor, na forma física, tudo o que se passa no seu interior.
As consequências de todo esse abuso do corpo, são as mais diversas e vão desde o prejuízo da estética até a geração de doenças crônicas e graves.
Para facilitar esse controle emocional, existe a Terapia dos Florais.
Mas, independentemente do tratamento com os remédios das flores, é primordial procurar as causas que originam qualquer transtorno, pois só assim você poderá se livrar delas completamente.
O uso dos florais tem sido muito procurado por pessoas que desejam evitar o uso de medicamentos mais agressivos e os resultados tem sido muito positivos. A terapia pode ser usada ate mesmo no tratamento de crianças e idosos, pois os princípios não contem contra indicação. Diabéticos, gestantes e lactantes devem ficar atentos a porcentagem de conservantes alcoólicos, mas para quem precisa dessa indicação, há outras maneiras de entrar em contato com os benefícios dos florais.
Diminuir a ansiedade ajuda a controlar a procura por alimentos. Veja alguns florais que auxiliam nos estados ansiosos.
Chestnut Bud
Indicado para que você possa aprender a partir de seus erros, conseguindo compreende-los ao invés de apenas repeti-los.
Crab Apple
Ajuda a ter mais aceitação sobre você mesmo, principalmente na parte física.
Cherry Plum
Ajuda a usar a racionalidade diante dos fatos, com calma e de forma equilibrada.
Agrimony
Esse floral é indicado para quem tem medo dos seus verdadeiros sentimentos e tenta esconde-los, buscando ajuda em outras pessoas ou ate mesmo outros vícios, como bebidas , cigarros, gula e outras drogas em geral.
Chamomile
Traz serenidade, paz interior e equilíbrio emocional.
Saint Germain
Ajuda a controlar os próprios pensamentos e contribuem para fazer fluir as situações do cotidiano.
Esses só são alguns dos muitos florais encontrados no mercado que têm como objetivo maior, contribuir para o tratamento da causa desencadeadora de muitos males do nosso corpo. A energia das flores, presentes nas formulações liquidas, auxiliam na organização mental, emocional e energética do nosso organismo.
Os florais visam trazer o equilíbrio entre o entre o físico e o emocional, atuando em todos os pontos afetados por sentimentos guardados para si. A menopausa, por exemplo, é um momento critico na vida das mulheres em que os sentimentos e as emoções, quando estão em harmonia, ajudam e muito a minimizar os sintomas.
Chicory
Ameniza o processo de mulheres que se sentem vitimadas pela menopausa, como também trabalha o vazio e minimiza a sensação de impotência, pois algumas acreditam e sentem que deixam de ser mulheres com a vinda da menopausa.
Larch
Trabalha a autoestima e a autoconfiança, reconhecendo a beleza e a sensualidade que esse novo período oferece, além de ajudar a aumentar a libido e o desejo sexual.
Heather
Pode ajudar a equilibrar as emoções que levam às ondas de calor.
Sweet Chestnut
Ameniza a angústia e tristeza constantes, além de minimizar as crises de choro, bastante evidentes nesse período.
Gorse
Para aquelas mulheres que acreditam que a menopausa encerra sua vida como mulher e não mais se enquadram num padrão ideal de feminilidade.
O estresse, chamado como o mal do século, tem sido o grande responsável por vários fatores ruins que afetam nossa vida, causando infelicidade, problemas de saúde e baixa produtividade no trabalho.
Os florais são essenciais para conseguir harmonizar corpo e alma, dando a pessoa o equilíbrio necessário para combater as situações externas e as internas que quase sempre, somos nós mesmos que causamos.
Pine
É indicado para pessoas que sofrem com sentimentos de culpa e autocondenação, que acham que tudo que acontece de mal é sua culpa.
Olive
Para quem sofre de esgotamento físico e mental. Muito indicado para o estresse que acontece próximo a exames, provas em que a pessoa vai ser testada, tanto mental como fisicamente.
Agrimony
Essência ideal para pessoas que sofrem de síndrome do pânico, por exemplo.
Cada flor possui uma qualidade específica que pode ser idêntica a uma virtude que o ser humano precisa desenvolver para conquistar a harmonia e o equilíbrio emocional e mental.
Essa virtude intrínseca a flor é uma “informação energética” que pode ser compreendida como se fosse uma espécie de “princípio ativo não material (sutil) da flor”. Quando utilizamos determinada essência floral, entramos em contato com essa informação energética que entra em ressonância com o nosso campo de consciência, nos sensibilizando para despertarmos a qualidade, virtude ou aspecto positivo que emana da flor.
Cada flor determina um tipo de floral. Edward Bach pesquisou e descobriu 38 essências.