Erva aromática, o exótico orégano, com seu sabor inconfundível, é muito usado na cozinha do mediterrâneo e também faz parte do repertório de remédios naturais do passado. Suas folhas, frescas ou secas, dão sabor e aromas inigualáveis a qualquer prato.
Função
Estimulante para o estomago, especialmente nos casos de perda do apetite, dificuldade de digestão ou gases, o orégano é um alimento carminativo; antiespasmódico; expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma. Ele também atua como antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo; sendo também muito usado contra anemia.
Partes usadas
Folhas frescas ou secas.
Principios ativos
Óleo essencial (timol e carvacol), Ácidos oleanólico e ursólico; flavonoides; Hidroquinonas; Ácido rosmarínio; Taninos; Glicosídeos fenólicos; Fenóis polares: Tocoferóis.
Modo de usar
Como tempero a gosto. Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia em intervalos menores que 12hs; O óleo essencial é usado em Aromaterapia; A planta fresca pode ser usada na preparação de óleos e alimentos.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!