Você sabia que a acelga também é chamada de beterraba branca?
Essa hortaliça forte e robusta é uma excelente estratégia nos cardápios do dia a dia, mas, infelizmente, é pouco difundida entre os brasileiros que acabam apenas consumindo partes de suas folhas, no preparo de saladas. Em várias culinárias ao redor do mundo, o sabor meio amargo da acelga é muito apreciado no preparo de sofisticados e variados pratos.
Função:
A acelga trata afecções pulmonares, gripes e resfriados. Ela também é eficaz no tratamento da tuberculose, do estresse, da fadiga crônica e da carência de vitamina A. Muito eficiente para o controle das afecções do fígado e vesículas biliares, a acelga pode ajudar quem sofre de hepatites viróticas, dores reumáticas e musculares por carência de vitamina C, varicela, poliomielite, sarampo e outras febres eruptivas viróticas. Processos de cicatrização lenta e hemorragias também podem ser controlados com o consumo da acelga.
Princípios ativos:
Vitaminas – C, B1, B2, e A; sais minerais, ferro, cálcio, fósforo; aminoácidos; caroteno; carboidratos; bioflavinoides; mucilagens; mutina e hispiridina.
Partes usadas:
Folhas
Modo de Usar
Utilizar ¼ do prato de folhas de acelga, para crianças abaixo de 3 anos ou preparar um suco com as folhas e água, oferecendo ½ copo ao dia. Para adultos, o consumo deve ser de um prato de sopa de acelga crua ou meio prato da hortaliça refogada.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!