Da Feira à Farmácia – Nabo

Da família das couves, o nabo é uma crucífera de fácil cultivo e baixas calorias. 0505-Da-Feira-a-Farmacia-Nabo-SITE Muito apreciado na cozinha oriental, o nabo também fazia parte das refeições de gregos e romanos, há muitos séculos, mas a cozinha brasileira ainda não o explora como deveria, em suas deliciosas receitas. Uma das vantagens do nabo é que sua plantação amadurece para colheita em pouco tempo. Em apenas 2 meses, o nabo já está prontinho para ser colhido e consumido, o que o torna muito propício para o cultivo em hortas caseiras. Mas as grandes vantagens, mesmo, são seus poderosos efeitos na saúde global do corpo humano. Por isso, apesar de seu sabor meio exótico, devemos aprender a incluir o nabo nos nossos cardápios cotidianos.

Função:

Na prevenção do câncer: o nabo contém altos níveis de antioxidantes e fitonutrientes, associados a dietas de prevenção do câncer;

Para Coração: o vegetal possui grandes propriedades anti-inflamatórias, que são consideradas estratégicas na prevenção de ataques cardíacos e doenças do coração. O nabo também podem ajudar o corpo a diminuir o colesterol e contem excelentes quantidades de folato, uma vitamina B que é essencial para a saúde cardiovascular.

Como antioxidantes: o nabo oferece uma ampla gama de antioxidante, incluindo a vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, Manganês e beta-caroteno. Enquanto as raízes são uma ótima fonte de vitamina C, as folhas verdes são cheias de todos esses antioxidantes. Além disso, o nabo também oferece muitos fitonutrientes complexos, que ajudam a estimular e aumenta os resultados positivos no combate à atividade de radicais livres e prevenir o dano ao DNA das células;

Anti-inflamatórios: a crucífera é uma grande fonte de dois excelentes agentes anti-inflamatórios: Vitamina K e ômega-3 ácidos graxos. A Vitamina K é um excelente regulador do sistema de resposta inflamatória do corpo.

Para Saúde Digestiva: nabos são ricos em fibras que ajudam a suportar e otimizar o sistema digestivo do corpo.

Para os Ossos: são uma grande fonte de cálcio e potássio, minerais essenciais para o crescimento saudável dos ossos, por isso o nabo atua como preventivo das doenças ósseas, tais como a osteoporose;

Ricos em fibras: o nabo ajuda a regular o metabolismo, controla o peso corporal e suporta um cólon saudável e ativo. Ele oferece cerca de 20% do DV de fibra.

Partes usadas:

folhas talos e raízes

Principios ativos:

Cálcio, enxofre, ferro, fósforo, potássio, sais minerais, sódio, vitaminas A, B, C.

Modo de usar:

A raiz deve ser consumida crua, em saladas. As folhas e talos do nabo, podem ser servidas em saladas, caldos, sopas, cozidos, refogados e como recheios. Tudo isso, indicado para o consumo em 3 vezes por semana. O cataplasma de nabo pode ser utilizado no tratamento da frieira, do ardor e das inflamações em geral, podendo ser aplicado uma vez ao dia por 15 dias. O caldo do nabo cozido é indicado para a inflamação intestinal aguda ou crônica. Nessa forma, pode-se consumir uma vez ao dia, por uma semana. O suco do nabo crú é eficiente para o tratamento da hemorroida e no fortalecimento dos dentes. O consumo indicado é de uma vez por semana, durante 3 meses.

DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL

“Os maravilhosos remédios da natureza”

Eliane Petean Arena

Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154

 

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!