Originária dos andes, essa deliciosa batata já faz parte da rotina dos brasileiros que ouvem dizer que ela ajuda na formação de músculos, daí seu sucesso nas marmitinhas de academia.
A grande qualidade dessa convolvulácea é que seu consumo satisfaz muito a fome, dando rapidamente aquela sensação de saciedade. Além disso, ela fornece energia de modo equilibrado sem a provocação de picos de glicose no organismo e demanda excessiva de insulina, fato que também ajuda na prevenção e no tratamento dadiabetes tipo 2.
Função:
A batata doce é indicada no tratamento da cegueira noturna, da seborréia do couro cabeludo e em infecções das vias respiratórias. Pelo seu conteúdo de betacaroteno, ela também ajuda na prevenção de doenças cardíacas, derrame e diversos tipos de cânceres. A vitamina A presente em sua composição é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento orgânico e evita as infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5), também presentes, evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Partes usadas:
Tubérculo
Princípios ativos:
Os princípios ativos da batata doce são idênticos aos da batata comum (ou inglesa, porém com maior teor de betacaroteno (provitamina A) (7 mil Unidades, contra 40da batata comum); carboidratos; sais Minerais (Ferro, Cálcio, Fósforo, Potássio) .
As folhas dessa batata contêm: Betacaroteno, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B.
Modo de usar:
Consumir 250g de batata doce, preferencialmente meia hora antes do exercício físico ou uma unidade ao dia, em repouso.
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!