Abóbora – Da Feira à Farmácia

Além da história da Cinderela e das participações iluminadas nas noites de Halloween, as abóboras fazem muito bonito na saúde, já começando por ser um anti-radicais livres “daqueles”.

Alimento que pode variar muito no preparo, a abóbora é super versátil na cozinha de todos os gostos, podendo virar suflé, sopa, doces, purê, cubinhos para acompanhamentos gerais, assados, cozidos, salada e compotas.

Meio adocicada, a abóbora chegou ao Brasil na época do descobrimento e a cada dia descobrimos algo novo sobre essa fruta curcumitácea que é da mesma família da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.

0121-Da-Feira-a-Farmacia-abobora-SITE

Função:

As sementes de abóbora possuem altas quantidades de esteróis vegetais, que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL, o chamado “mau colesterol” ou “colesterol ruim”.

Para usufruir dos benefícios das sementes da abóbora, basta comer uma quantidade equivalente a um quarto da xícara por dia. O óleo da abóbora é uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais como o ácido linoleico e os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

As sementes e o óleo de abóbora têm sido utilizados desde a antiguidade no tratamento e cicatrização de peles danificadas por queimaduras e feridas. As sementes são úteis para pessoas com osteoporose por causa de seu teor de zinco, que ajuda a diminuir a deterioração da densidade mineral óssea. Também podem beneficiar pessoas com artrite, reduzindo a inflamação.

A abóbora tem outras funções terapêuticas como: calmante, diurética, refrescante, emoliente, depurativa, fortificante, adstringente, febre, erupções cutâneas, icterícia e hidropisia.

Princípios ativos:

Sementes: (óleo essencial); albuminas; glicosídeos (curcubitina); resina; sais minerais (zinco, entre outros); polpa (açucares, albumina, gorduras);  vitamina C; ácidos (hidrociânico e salicílico); aminoácidos; carotenóides; flavonóides e saponinas.

Parte utilizada:

Folhas, flores, semente e polpa.

Modo de usar:

30g de sementes sem casca e um 100 g do sumo da polpa. Triture bem num liquidificador, juntamente com água. Este sumo deve ser bebido em jejum e só passados 15 a 20min é que se deve almoçar. Este tratamento deve ser feito durante um mês.

Também pode-se comer abóbora crua, várias vezes ao dia; cortada em fatias finas e temperadas só com um pouco de suco de limão (não usar sal) – ao final de 2 a 3 dias muitos dos sintomas apontados melhorarão significativamente.

 

 


DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL

“Os maravilhosos remédios da natureza”

Eliane Petean Arena

Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154

 

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!