O repolho é uma hortaliça cujas folhas não se espalham, mas se concentram e se fecham em si mesmas, formando um globo. Parece mais um grande botão de rosa, pronto para abrir, a qualquer momento.
Originário da Europa Mediterrânea e da Ásia, o repolho tem a reputação de ser um alimento riquíssimo em fibras e também fonte enorme de vitamina C, quando consumido cru.
Dizem que cozinhar o repolho em panela destampada é uma forma de combater o seu forte odor, mas quem tem tendência a formação de gases, deve consumir a hortaliça em pequenas porções.
Função:
O repolho contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência orgânica contra doenças. Seu consumo diminui o risco de doenças do coração e o derrame, ajudando a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Ótimo nutriente para a pele e para o crescimento dos cabelos, o repolho atua contra o envelhecimento precoce mas também pode causar distensão abdominal e flatulência.
Partes usadas:
Folhas
Princípios ativos:
Fibras; sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); vitaminas A, do complexo B, C..
Modo de usar:
200 gramas de repolho cru, uma vez ao dia, durante 1 mês.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!