Já disseram que o abacate tem um delicioso sabor de “nada”, mas quem experimenta a fruta, se apaixona por essa gostosura que se dá muito bem com o clima quente do nosso país.
Com mais de 500 variedades, o abacate entrou para a cozinha gourmet ao protagonizar os pratos salgados, mas sua grande reputação está associada a sobremesa, sendo uma das frutas mais apreciadas em sucos e vitaminas.
Função:
O abacate ajuda a tratar reumatismo, osteoporose e a gripe. També tem poderes terapêuticos diante das perturbações digestivas, gota, doenças do rins, problemas de pele e do fígado. A fruta também ajuda a acelerar a cura de fraturas ósseas, por causa de seu alto valor de manganês. Das folhas do abacateiro se faz um chá diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria.
Parte utilizada:
Fruta e folhas do abacateiro
Princípios ativos:
Gordura vegetal (40%); açucares; carboidratos; substancias amargas; perseitol; óleos essências; taninos; pigmentos: carotenoides (amarelos) e clorofila ( verdes); glicerideos de ácido óleico (ácido graxo monoinsaturado) 61% a 95% ; 10% de compostos insaponificáveis: esteróis e ácidos voláteis; vitamina D (excede a quantidade da manteiga ou ovos) e Semente: ácidos graxos, alcoóis, compostos insaturados excepcionalmente amargos.
Modo de usar
Deixar 4g de folhas frescas (uma colher de sopa para cada ½ xícara de água) em infusão. Tomar 100ml dessa infusão, três vezes ao dia, até melhorar o intestino. Consumir ½ do abacate ou um avocado com limão e açúcar de coco, 1 vezes ao dia durante quinze dias.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!