A escarola não é tão conhecida, nem tão consumida, talvez por seu sabor ser amargo.
Bem parecida com a alface, a escarola teve grande difusão nos preparos médicos e farmacêuticos do passado, para depois, ser introduzida na culinária. Encontrada durante todo ano, em todas as estações, a sua maior popularidade está na cozinha europeia.
Seu preparo no Brasil é mais frequente nas saladas, o que é bem indicado, já que a escarola tem o dom de estimular o apetite.
Função:
A Escarola é uma planta estratégica para aumentar a resistência do organismo, principalmente contra três tipos de infecção: a do sistema respiratório, urinário e digestivo.
Além disso, o seu consumo ajuda a purificar o sangue e auxilia o trabalho do intestino, funcionando como uma espécie de laxante natural, pois é rica em fibras e possui uma substância chamada de inulina que facilita o trânsito nas cavidades do intestino e protege o cólon contra o câncer.
Com esse trabalho purificante, a escarola aprimora a absorção de nutrientes e sais minerais pelo intestino. Rica em carotenoides, o seu consumo também ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e ajuda na proteção das células contra a ação dos radicais livres.
Além do betacaroteno, o vegetal possui sais minerais em grande quantidade, principalmente o ferro, o que é um auxílio alimentar essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e a prevenção da anemia.
A vitamina C e o cálcio também são abundantes na escarola, o que aumenta as defesas imunes orgânicas, além de contribuir para a manutenção da massa óssea e a prevenção de doenças, tais como a osteoporose.
Partes usadas:
Folhas
Principios ativos:
Albuminas, celulose, cálcio, carboidratos, cloro, ferro, fósforo, potássio, proteínas, sódio, silício, vitaminas A, C e complexo B.
Modo de usar:
Consumir a escarola crua ou cozida, em saladas e em sucos. Na salada crua, deve-se comer um prato de sopa cheio e se for refogada, meio prato, 2 vezes por semana. No preparo do suco deve –se colocar 200ml de água, com meio limão espremido e adoçar com açúcar de coco, tomando uma vez ao dia, por 1 mês.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!