Caqui – Da Feira à Farmácia

Tomate doce é o caqui, um fruto que tem um sabor delicado, doce e uma textura muito agradável que derrete na língua pela sua consistência mole.  Pleno de fibras e vitamina A, esse fruto tem sua origem na China e possui a versão vermelha, com a polpa levemente alaranjada e a versão verde, que é cheia de tanino e por isso, amarra a boca.

0407-Da-Feira-a-Farmacia-Caqui-Site

Função:

Com sua riqueza em fibras, o caqui é muito bom para os casos de constipação intestinal, atuando até como laxante e principalmente como emoliente de fezes ressecadas, para quem sofre de ressecamento crônico, incluindo as crianças. Também é importante no tratamento da anorexia; na digestão lenta e difícil; auxilia o processo de emagrecimento; atua como coadjuvante nas convalescenças; é um potente digestivo e tônico;  equilibra as naúseas, os vômitos e o acúmulo de gases; tem função carminativa e antiemética; auxilia no tratamento das afecções respiratórias; é eficiente diante da tosse seca e também da tosse com catarro escasso e amarelo.

 

Partes usadas:

Casca do tronco, folha, fruto e cálice do fruto

 

Princípios ativos:

Na casca, há o tanino, os açucares e os sais minerais; nas folhas, encontramos também o tanino, os pigmentos e os sais minerais; no fruto, há tanino, glicose e frutose, pectinas, proteínas, sais minerais, lipídeos, pigmentos e muita vitamina A.

 

Modo de usar:

1g de ervas seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infusão, 2 x ao dia, com intervalos menores que 12 horas, para afecções digestivas

4g de cascas de tronco (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infusão, para compressas cicatrizantes e homeostáticas, em uso tópico;

4g de cálice do fruto seco (2 colheres de sopa para cada xícara de água) em uso interno, com 100ml quando apresentar náuseas, vômitos e gases, até 2 x ao dia

Geleias feitas com a polpa do fruto, sem casca, funcionam como laxante emoliente intestinal. Utilizar 1 colher de sopa por dia.

Pó do fruto seco: na dose de 1 a 2 colheres de café, diluído em água, pode ser usado por via oral em casos de diarreias.

O fruto seco, ao natural, sem casca, é tanto laxante quanto nutritivo, energético, tônico pulmonar e péptico, especialmente para crianças – tonifica o estomago e regula o peristaltismo intestinal ingerir um fruto uma vez ao dia por 15 dias.

 

DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL

“Os maravilhosos remédios da natureza”

Eliane Petean Arena

Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154

 

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!