Já sabemos que uma alimentação balanceada é essencial para a nossa saúde e que várias condições orgânicas podem ser influenciadas por fatores alimentares. Os alimentos podem ter um importante papel no desenvolvimento e saúde do nosso cérebro.
Esse importante órgão controla todo o nosso corpo, desde o abrir e fechar dos olhos, passando pela nossa temperatura corporal e atingindo a função sutil dos sentidos: visão, tato, audição, olfato e paladar. Devido à sua elevada carga metabólica e à abundância de material suscetível à oxidação, o cérebro é um órgão altamente suscetível ao dano oxidativo e por isso necessita de uma alimentação adequada.
Alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro
Existe nos alimentos componentes que sempre ajudam a produzir os neurotransmissores, com as mais diversas funções. Uma dieta saudável vai suprir as necessidades específicas do cérebro e poder ajudar neurônios a alcançarem um equilíbrio químico adequado.
Para que o cérebro execute bem suas tarefas ele depende do bom funcionamento do trato gastrointestinal e do fígado. Existem alimentos que não podem faltar no prato de que quer estar em dia com a alimentação do cérebro.
Vamos conhecer alguns deles? Os peixes e os azeites, que são ricos em ômega 3, regulam a energia do cérebro. Morangos e maçã são ricos em fisetina que favorece o amadurecimento das células nervosas e ainda são oxidantes.
As frutas vermelhas em geral melhoram o desempenho cognitivo e a memória; a gema do ovo contém colina, que participa da formação de novos neurônios e propicia a reparação de células cerebrais, o que é essencial para a memória e o aprendizado.
Castanha do Pará, nozes e amêndoas são alimentos ricos em vitaminas E e selênio, que reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhorando o sistema imune e protegendo o órgão contra o envelhecimento celular.
Eventos no CNC
Preocupados com o “comandante do nosso corpo”, preparamos esse mês um manual com dicas de alimentação para manter o cérebro sempre em dia. O manual esta disponível gratuitamente em nosso site www.ncbauru.com.br. Outra boa notícia é que encerramos mais uma turma do Nutrigrupos e o sucesso foi tanto que já se iniciou outra turma com mais participantes animados em perder peso sem sofrer. O Studio Nutrifitness, esta funcionando a todo vapor e incentivando muitas pessoas a perderem peso com mudanças provocadas de dentro para fora.
Novidades no CNC
Já dando um adeus ao inverno, demos inicio a mais um projeto elaborado pelos profissionais do Centro de Nutrição Celular, o “Projeto La vem o Sol” – verão em forma e sem desculpas. Seguindo um protocolo super especial, ao participar do projeto, você terá avaliação (bioimpedância) e atividade física aos sábados, além de um cardápio semanal. Tudo isso sob a supervisão da nutricionista Eliane Petean Arena e do Educador físico Marco Manji. Com uma taxa de participação individual que cabe no bolso de qualquer um, você pode fazer parte de mais essa novidade do CNC.
Atualidades
O nome pode parecer estranho, mas o silício orgânico pode ser uma solução no que diz respeito à beleza. Esse elemento é um dos doze principais da composição dos organismos vivos e mesmo em quantidades ínfimas, desempenha um papel biológico importante, essencial à vida. Recentemente descobertas, as moléculas de silício orgânico demonstraram que eram perfeitamente assimiláveis e desprovidas de toxicidade. Elas estão presentes em alimentos de origem vegetal, como aveia, milho, cevada, arroz e trigo. Os cogumelos também são ricos em silício e a cavalinha representa a melhor fonte de derivados solúveis do silício. Sua ação é de ordem física, favorece a respiração celular, e pode fazer uma verdadeira limpeza no organismo. O silício age como protetor para as macromoléculas, como a elastina, o colágeno e os proteoglicanos. Uma novidade é que estudos soviéticos têm mostrado que uma terapia à base de silício é eficaz na regressão da queda dos cabelos e favorece um novo crescimento. Desta forma, esse nutriente vem ganhando espaço como um promovedor da beleza dos cabelos.