A Alimentação na atividade física infantil
Que a alimentação é importante em qualquer fase da vida, nós já sabemos, mas a nutrição adequada na infância é fundamental para o crescimento, o desenvolvimento da criança e para a formação dos hábitos alimentares. Mostrar e ensinar bons hábitos alimentares as crianças afasta o risco de várias doenças que, a cada dia, vêm se tornando mais frequente.
Erros alimentares e a falta de atividade física são os maiores vilões da saúde dos pequenos. Hoje em dia, temos várias atividades físicas que a
criança pode realizar sem atrapalhar seu desenvolvimento físico. Associadas com os alimentos adequados, essas atividades ajudam no aumento de células, proporcionando um crescimento adequado.
Qual o melhor alimento para uma criança antes da atividade física?
Para um bom resultado, é importantíssimo aliar a atividade física a uma alimentação diferenciada, a qual deve ser atendida para evitar problemas na saúde e no crescimento da criança.
Os alimentos que fornecem energia ao corpo estão em primeiro lugar, já que o esporte aumenta as necessidades energéticas. Pelo mesmo motivo, os macronutrientes devem estar presentes: este grupo compreende os carboidratos, as proteínas e os lipídeos (ou gorduras).
As necessidades de micronutrientes devem ser atingidas por meio de uma dieta quali-quantitativamente adequada. Fazem parte desse grupo as vitaminas e os minerais. A baixa ingestão de cálcio, presente no leite, nos queijos e no iogurte, resulta em uma menor retenção deste na massa óssea em crianças.
O ferro é indispensável para a prática de atividade física, pois além de exercer as funções de transporte de oxigênio no sangue e no músculo, desempenha importante papel no
crescimento. Por fim, não podemos nos esquecer da indispensável a hidratação que deve ser abundante
Eventos CNC
Em outubro, o CNC lançou o Manual Movimento e Alimentos, onde foram abordados os vários tipos de alimentos, de acordo com atividade física da criança. Um tema de grande importância para a saúde e um bom desenvolvimento infantil com foco na preservação da saúde e a criação dos bons hábitos para uma vida toda. Veja mais informações no site www.ncbauru.com.br.
Novidades no CNC
Os resultados parciais da pesquisa D4C foram: 74,5% dos participantes perderam de 500g a 1kg por semana. Em novembro, estaremos encerrando o projeto e divulgando no site os resultados finais.
No mês de outubro, uma nova edição do Nutritv está circulando no canal do youtube.
Nesse filme, a nutricionista Eliane Arena fala sobre o Estresse e a Ameaça Invisível. O projeto Nutritv tem a direção de Luciana Gonçalves e a Produção de Fábio Crês.
Atualidades
A doença hemorrágica em recém nascidos acontece por diversos fatores: quando a placenta não
transmite adequadamente as gorduras, incluindo a vitamina K lipossolúvel; quando o fígado do
recém-nascido não esta suficientemente desenvolvido para produzir a protrombina necessária (um dos fatores coagulantes do sangue, que requer vitamina K); quando o leite materno ter uma escassa quantidade da vitamina K e quando as bactérias que produzem vitamina K no intestino não estão presentes durante os primeiros dias de vida.
A doença hemorrágica do recém-nascido normalmente se manifesta entre o 1.º e o 7.º dia após o nascimento.
Nestes casos, é indicada uma alimentação restrita da mãe que deve evitar frutas, oleaginosas
e alimentos hiperalegenicos (como o leite e seus derivados, o glúten, alimentos ácidos, alimentos industrializados, condimentos industrializados, refrigerantes e doces artificiais) Excesso de conser-
vantes, aromatizantes, agrotóxico e fungos, também devem ser retirados da sua dieta.
A alimentação da mãe deve ser o mais natural possível com alimentos orgânicos, naturais e frescos.