Novembro/13: Horário de Verão

Nutrirevista - Novembro 2013 - 750x1860Horário de verão

Todo ano, no mês de outubro, é sempre a mesma coisa. Quando o verão começa a se aproximar, inicia-se também um horário especial que leva o mesmo nome da estação. O horário de verão traz, além das dúvidas sobre a adequação do relógio, algumas confusões para o nosso organismo. Ao adiantarmos o relógio em uma hora, podemos economizar energia e aproveitar melhor a luz do dia que, no verão, dura mais. Com dias mais longos e começando a nossa rotina diária mais cedo, no entanto podemos gerar alguns problemas para a nossa saúde. Toda essa alteração anual pode acabar afetando diretamente nosso relógio biológico.

Alteração do metabolismo no horário de verão

Com a mudança do horário, a impressão que temos é que o dia fica mais longo e o sono mais curto. Então, é preciso tomar cuidado com a nossa rotina e não abusar das mudanças. É importante manter o organismo nutrido nos horários corretos. Uma forma de ajudar o organismo,  é organizar a sua rotina para manter as refeições de 3 em 3 horas. Se você estiver acostumado a tomar o café da manhã às 7 horas do horário normal, mantenha esse ritmo. Não omita a primeira refeição do dia para ter mais alguns minutos de sono até seu corpo se adaptar. Evite alimentos ricos em cafeína que são estimulantes; alimentos que prejudiquem a digestão; evite ingerir em excesso doces e açúcar refinado na hora de dormir, pois eles podem ser estimulantes. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo para relaxar e pior a qualidade do sono, o que pode, no dia seguinte, resultar em cansaço e alteração no sistema cardiovascular que pode ficar alterado. Nesse período, a incidência de doenças como o enfarto e o AVC tendem a ser mais comuns. Também podem ocorre alterações no sistema metabólico e o diabetes pode ficar descontrolado. Até as dietas acabam ficando comprometidas, já que pesquisas recentes comprovaram que dormir pouco é um dos vilões para a perda de peso.

Eventos CNC

Em novembro, o CNC realizou a 2ª Edição do Dia da Auto-estima, um evento repleto de atividades para estimular o cuidado pessoal e o amor próprio das pessoas. Durante a intensa programação que se estendeu durante todo o dia 17, no Nipo (Bauru), o “Desfile Nutricional” foi o ponto alto. Pacientes do Centro Nutrição Celular se apresentaram, desfilando, em belas produções visuais. Um show de charme, beleza e um exemplo concreto de auto-estima. A atividade foi muito aplaudida e comemorada por todos os participantes, revelando a perfeita harmonia entre pacientes e profissionais do CNC. Também no mês de novembro, o CNC apresentou o projeto “Nutrição & Corpo perfeito”. O corpo está em alta! Alta cotação, alta produção, alto investimento… Alta frustração. Por estes motivos nós profissionais do CNC, nos preocupamos em oferecer uma qualidade de vida saudável e agradável, e assim mantendo a saúde física e mental.  Durante todo o mês, a nutricionista Eliane Arena, orientou todos os pacientes do mês sobre o manual “Alimentação & Corpo perfeito”. A   profissional Carla Luongo, responsável pela assessoria de moda, continua dando assessoria aos modelos 2013 do CNC, os quais brilharam nas passarelas do Desfile Nutricional, no Dia da Auto-estima.

*O manual “Alimentação & Corpo perfeito” está disponível aqui.

Novidades no CNC

Em dezembro, a 2ª Edição do Projeto de Compensação para o Natal – “Lá vem Papai Noel”, acontecera nas três primeiras 3º feiras do mês. Nessas datas, estão programadas algumas atividades estratégicas que serão gratuitamente oferecidas aos pacientes do CNC. Nas terças feiras, a partir das 20 horas, os pacientes receberão, na clínica, o Cardápio de Compensação de cada semana; também irão pesar, participar de uma série de alongamentos especiais e prática de atividades físicas, realizadas na pracinha e coordenadas pela fisioterapeuta Michelle Garavelli (Clínica Gisele Blasioli). No encerramento do ciclo, todos pacientes retornarão até o CNC para tomar o suco detox. Cada paciente poderá convidar um amigo para integrar o projeto, sendo apenas necessário fazer a sua inscrição pelo telefone do CNC 3243-7840. O Projeto “Lá vem Papai Noel” é totalmente gratuito. Um presente de Natal do CNC para você que quer ter uma vida saudável, sem deixar as deliciosas festas em família de lado.

Atualidades

A soja, já há algumas décadas, é tratada como uma “estrela” no universo dos alimentos tidos como saudáveis. Mas é bom saber que, apesar de festejada, existe um elevado conteúdo de anti nutrientes na soja que pode ser vendida sem os devidos preparos. Essas substâncias, são substâncias que interferem na absorção de nutrientes pelo organismoe o seu consumo frequente acaba conduzindo a deficiências crônicas de minerais.  Na soja, se concentram substâncias como o ácido fítico e alguns inibidores enzimáticos que bloqueiam a ação da tripsina (uma importante enzima vital), dentre outras enzimas essenciais. Quando ingeridas, estas substâncias produzem desarranjo gástrico, redução na capacidade de digestão das proteínas e deficiências crônicas de aminoácidos. A soja contém naturalmente fitos estrógenos que, se ingeridos em excesso, causam desequilíbrio hormonal. A verdade é que, a menos que seja preparada da maneira correta, a soja é um veneno para a delicada bioquímica do corpo humano.