Páscoa a vista!
A Páscoa é, sem dúvida, sinônimo de chocolate. Apesar de ser um dos alimentos que mais engordam, o chocolate continua sendo o predileto tanto de adultos como das crianças. E as comemorações não param por aí! Tem também aquela suculenta bacalhoada, onde mora o perigo do azeite que, apesar de ter funções terapêuticas capazes de controlar o colesterol devido a sua composição de Omega 3 , esconde 9 calorias por grama.
Mas tudo isso não é motivo para deixar de passar momentos agradáveis, à mesa com os familiares. Existem maneiras de comemorar a Páscoa, sem culpa, somente evitando os excessos e fazendo escolhas certas do que consumir, comendo apenas o suficiente para a nossa real necessidade. O importante é associar ao cardápio de Páscoa o uso das fibras, já que elas atuam no bom funcionamento intestinal, evitando a constipação. Outra forma também de colaborar com o metabolismo é consumir alimentos que ajudam na digestão da gordura ingerida, que são os chás ( erva doce, boldo,erva cidreira, hortelã, chá verde) e frutas, tais como abacaxi, pêra e maçã.
Escolhendo e conhecendo mais sobre o chocolate
O tipo de chocolate mais saudável é o amargo, de preferência aqueles com 70% de cacau. Eles têm mais massa de cacau, que contém polifenol, substância que auxilia na diminuição do mau colesterol. O chocolate branco é o mais nocivo, uma vez que não contém massa de cacau e sim manteiga de cacau. Esse tipo tem mais gordura e por isso é mais calórico. Dos chocolates diet e light é bom fugir. Eles são indicados apenas para quem tem diabetes por serem livres de açúcar, mas as gorduras estão presentes.
A qualidade funcional do chocolate , quando ingerido em quantidade moderada, é uma importante aliada da saúde e do bem-estar. Com o consumo diário de até 30 gramas de chocolate, conseguimos controlar os radicais livres do nosso organismo, moléculas que, em excesso, podem prejudicar a estabilidade das células. Esta funcionalidade do chocolate reduz as concentrações do colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e retarda o processo de envelhecimento celular.
O chocolate exerce fascínio sobre as pessoas por conter substancias como a cafeína, que é estimulante; a teobromina, que estimula o músculo do coração e o sistema nervoso e a feniletilamina, que é responsável pelo bom humor. Daí a razão de ser, o chocolate, um companheiro tão bom nas fossas amorosas.
Eventos no CNC
Durante todo o mês de março, esta acontecendo o Projeto Mais Mulher, em homenagem ao mês mais feminino do ano. Com uma programação composta de diversas atividades e contando com a participação de profissionais de altíssima qualidade, a agenda está agradando a todas . Dinâmica de grupo “Cá entre nós”, com a psicóloga Cintia; degustação de suplementos alimentares para mulheres; semana da auto massageme a semana da plataforma estética, com a fisioterapeuta Emanuella.
Novidades no CNC
No mês de abril, a nutricionista Eliane Petean Arena vai comandar o Nutripapo, abordando uma interessante conversa sobre o “Corpo e a mente”. No bate papo, Eliane vai falar sobre os alimentos que ajudam a equilibrar as funções metabólicas e emocionais e que também colaboram para amenizar o estresse do dia a dia. Outra novidade para o mês de abril é o lançamento do Projeto Estética Natural, com programação especial que vai envolver temáticas tais como: a alimentação natural, as atividades físicas leves, a drenagem linfática, o recurso do método pilates e muitas receitas e novidades sobre a arte de viver com os carboidratos. Não perca! Inscreva-se e participe.
Atualidades
Devido ao alto índice de alergias que as crianças vêm apresentando, foi necessário uma mudança na chamada “introdução alimentar” que antes era iniciada no terceiro mês de vida e agora passa para o sexto mês, época em que o bebe já possui enzimas capazes de combater as toxinas (agrotóxicos, conservantes e aromatizantes) existentes na maioria dos alimentos de hoje. Os alimentos naturais podem garantir uma qualidade de vida saudável para as crianças que vêm adquirido doenças, até então próprias de adultos, tais como o colesterol e o diabetes, entre outras.