Fevereiro/14: A importância da água em sua vida

Nutrirevista - fevereiro 2014 - 750x1908A água corporal compõe de 50 a 70 % do peso total do corpo humano. Com a importante função de transportar os nutrientes para as células e também as substancias toxicas, pra fora do corpo, esse líquido indispensável excreta os produtos resultantes do metabolismo, que são libertados através dos rins, após o aproveitamento do organismo. Outra função importante da água é regulas a temperatura corporal, através da dinâmica do suor.

Solução fundamental para a vida, a água existente no organismo humano é mantida constante mesmo durante longos períodos da vida. Para isso, é necessário que haja um equilíbrio entre disponibilidade de água e nutrientes adequados na alimentação diária e eliminação cotidiana de líquidos. A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, só perdendo para o oxigênio.

Conheça as necessidades hídricas de cada idade

Os lactentes, alimentados apenas com leite materno, não necessitam de água adicional. O leite humano contém aproximadamente 87 % de água, o que  é suficiente para satisfazer as necessidades do lactente, ate os 6 meses. Dos 7 aos 12 meses, aproximadamente 74% da quantidade total de água ingerida pelo bebê deve provir de água em natureza e de outras bebidas, além do leite. Nas crianças entre os 2 e os 9 anos ocorre uma diminuição percentual do conteúdo hídrico do organismo, fato este que aumenta a necessidade de ingestão de água apenas em 5 a 10% a mais. Nos adolescentes, essa necessidade maior de ingestão de água, também ocorre, em função das suas mudanças e necessidades corporais. Nas gestantes a necessidade é pouco maior (apenas mais 3%) que a necessidade da mulher não grávida. As necessidades hídricas das mulheres que amamentam são calculadas de acordo com a necessidade da mulher adulta, acrescidas da quantidade de água presente no leite materno, para os primeiros 6 meses de lactação. Embora nos idosos as recomendações de água não sejam diferentes das orientações dadas ao adulto, verifica-se normalmente nesta faixa etária, uma diminuição da sensação de sede,  podendo também observar-se alterações da função renal, bem como a diminuição da capacidade de concentração de urina. Por isso, é necessário verificar se os idosos estão ingerindo bastante água, em função desse quadro orgânico de perdas. Praticantes de esportes devem fazer uma correta hidratação antes, durante e após o esforço físico. Esta hidratação dependerá da condição física, do tipo de exercício e das condições em que este se realiza. Estas recomendações devem ser específicas para cada indivíduo. O tipo de hidratação que cada um deve seguir dependerá da intensidade do esforço, da duração do exercício, das condições climatéricas no qual ele é praticado e do estado de hidratação anterior ao início do exercício.

Eventos no CNC

Em fevereiro, o CNC realizou o Projeto “Lá vem o Rei Momo”, preparando os pacientes para um carnaval cheio de energia, com muita folia e muita disposição, sem ganho de peso extra. Aos frequentadores do projeto, foram orientados os alimentos que possibilitam uma maior vitalidade e um maior fôlego para poder curtir o carnaval e ao mesmo tempo ter energia para as suas atividades diárias. Com início no dia 25 de fevereiro, a atividade preparatória para folia se estendeu até depois do carnaval, ficando a data de 11 março como um início da segunda fase do projeto  com a inclusão de cardápios e atividades físicas para um retorno tranquilo a passagem do feriado e um renovado equilíbrio celular com a continuada reeducação nutricional. O manual “Alimento Energizante e Reestabelecedor”, foi elaborado para o projeto e está disponível para consulta e download. Basta acessar a pasta de serviços, basta entrar no site e procurar pelo título “Projeto Lá vem Rei Momo”.

Novidades no CNC

Outra novidade neste ano  são os exames “Nutricelular infantil” e “Nutricelular esportivo”: dois serviços oferecidos para Studios de Pilates e Ginástica Funcional, praticantes de atividades físicas e Escolas em geral, com o objetivo de proporcionar equilíbrio nutricional entre alimento e corpo. Esses novos e inéditos serviços do CNC estarão disponíveis a partir de março. Aguarde!

Atualidades

Quando bebemos um copo d’agua, não imaginamos o que pode estar escondido naquele líquido,  sempre aparentemente cristalino. Mas, mesmo sem gosto ou odores, a água pode trazer os mais diversos tipos de contaminações.

Segundo a ONU, aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças causadas pela água, sendo sua maioria crianças. No Brasil, grande partes das internações pediátricas são causadas por contaminações da água. Agua potável é aquela que pode ser consumida sem riscos à saúde. Ela preenche todos os requisitos de natureza física, química e biológica, seguindo os padrões estabelecidos pela legislação nacional e internacional. Sendo assim você conhece a água que você bebe?