Após o nascimento do bebe, dá-se inicio a uma fase tão importante quanto à gestação: a amamentação! Todos já sabemos que os benefícios da amamentação são imensos, tanto para criança como para a mãe. A mulher que amamenta tem retorno ao peso antes da gravidez e mais rápido e menor sangramento uterino pós-parto.
Alguns estudos investigam ainda a comprovação da diminuição de risco de câncer, principalmente de útero e mama. Durante o período de amamentação, a mulher tem suas necessidades energéticas aumentadas em cerca de 500 Kcal/dia, nos primeiros 6 meses e de 400 kcal/dia, nos meses posteriores, sendo assim recomendada uma dieta saudável e balanceada para evitar reações como gases, cólicas, irritabilidade e reações alérgicas em seu bebê.
Também é indicado consumir cereais integrais, realizar 6 refeições diárias, não consumir bebida alcoólica e cigarros, evitar alimentos que podem causar cólicas, como repolho, couve-flor, leite e derivados.
Nessa fase, é recomendável para a mãe ingerir muito liquido, consumir verduras, frutas e legumes, evitar o máximo possível o consumo de alimentos industrializados como enlatados, embutidos, fast food, excesso de açúcar, refrigerantes. Também é indicado consumir cereais integrais, realizar 6 refeições diárias, não consumir bebida alcoólica e cigarros, evitar alimentos que podem causar cólicas, como repolho, couve-flor, leite e derivados (que podem causar alergias).
As leguminosas também podem causar gases, é preciso atenção e a nutriz deve ter períodos de descanso para prolongar a amamentação e produção de leite.
Primeiro ano de vida: descobertas!
Por ser uma etapa de crescimento rápido, é exigida uma alimentação com muita atenção nutricional. É fundamental que todo alimento oferecido à criança não sobrecarregue seu organismo e ao mesmo tempo satisfaça as suas necessidades.
Aos 6 meses, o leite materno já não é o suficiente, então é chegada a hora de começar a oferecer outros alimentos. Primeiro, deve ser dado suco de frutas e papinhas, pois o sabor doce é mais bem aceito. Devem ser oferecidas frutas diferentes, mais com uns dias de espaço para sentir se não causa nenhum sintoma alérgico no bebê. Depois, é hora de introduzir os alimentos salgados, que devem ser em forma de papinhas, e devem conter um alimento do grupo dos cereais ou tubérculos, um dos legumes e verduras, um do grupo dos alimentos de origem animal (frango, boi, peixe, miúdos, ovo) e um das leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico).
Alimentos como laranja, limão, tomate, abacaxi, acerola, goiaba, kiwi, manga são importantes fontes de vitamina C e devem ser oferecidos junto à refeição principal ou após a refeição para aumentar a absorção do ferro presente e nunca se esquecer de oferecer agua filtrada, nos intervalos das refeições.
A partir dos 8 meses, alguns alimentos preparados para os demais membros da família, como arroz, feijão, cozidos de carne ou legumes, podem ser oferecidos à criança, desde que amassados ou desfiados e que não tenham sido preparados com condimentos (temperos) picantes. Evitar sempre os produtos industrializados.
Eventos CNC
Para começar o ano, foi elaborado um manual sobre a importância da alimentação da gestante, mês a mês, tanto para as pacientes e futuras mamães do CNC, como também para todas as mulheres que se preocupam com essa fase tão importante.
O Manual da Alimentação do Lactante – Primeiro Ano de Vida do Bebê – está disponível em nosso site www.ncbauru.com.br.
Também no mês de janeiro, os pacientes tiveram acesso as fórmulas do “Suco modelador” e das “Capsulas Reparadoras”, duas receitas que desintoxicam o fígado e rim, permitindo que o corpo se liberte de acúmulo de gorduras e líquidos, desinchando e deixando mais aparentes os músculos. Tem sido um sucesso!
Novidades no CNC
Estamos aos poucos cadastrando todos os pacientes na nossa área restrita, onde cada um terá acesso também aos seus exames, sem sair de casa, apenas visitando o site do Centro Nutrição Celular. Clique aqui para acessar a Área Restrita
O projeto Nutrigrupos já está reunindo as pessoas que querem perder peso em grupos, com acompanhamento de médico e nutricionista, além de encontros de bate-papo, dietas e reeducação alimentar.
Além de Bauru, o Nutrigrupos esta se expandido por toda nossa região. Mais informações
Atualidades
Fatores relacionados à gestação, ao aleitamento materno, ao hábito alimentar das crianças em casa, na família, na escola, à publicidade e à cultura são motivos de comprovação de causas multifatoriais no aumento de peso mundial.
Estudos recentes estão concluindo que, desde o nascimento até na infância mais tardia (entre dois e três anos e meio), o IMC da mãe tem uma influência muito maior do que o IMC do pai na obesidade infantil, sugerindo que o controle do peso na gestação pode ser muito benéfico como fator de prevenção.
Assim, fica estabelecida a importância do pré-natal adequado, com uma orientação de alimentação saudável para controle do ganho de peso durante a gestação. Mamãe precisa muito de apoio nutricional!