Quando queremos emagrecer duas alternativas vem em nossa mente: reduzir a ingestão calórica e aumentar o gasto calórico. O que muitas pessoas não sabem é que podemos aumentar o gasto calórico comendo! Tudo irá depender do tipo de alimento que estamos ingerindo e qual é o seu efeito termogênico no nosso organismo. Pensando nisso, a indústria começou a produzir os termogênicos sintéticos em forma de cápsula que também agem no emagrecimento. Mas, afinal, em qual devemos investir?
Os termogênico são alimentos ou suplementos que tem a função de aumentar a temperatura corporal fazendo com que a pessoa que o ingere gaste mais energia em forma de calorias auxiliando na aceleração do metabolismo.
Os termogênico são alimentos ou suplementos que tem a função de aumentar a temperatura corporal fazendo com que a pessoa que o ingere gaste mais energia em forma de calorias auxiliando na aceleração do metabolismo. A partir dos benefícios vistos nesses tipos de alimentos, a indústria começou a produzir os mesmos em cápsula que geralmente são a base de cafeína, tornando o efeito mais concentrado e potente.
O grande problema dos termogênicos sintéticos está na dosagem de cafeína ingerida. Cada fabricante coloca a indicação de uso de seu produto no rótulo, entretanto, muitas pessoas por quererem “potencializar” seus efeitos benéficos acabam ingerindo mais do que o recomendado e sofrem com seus efeitos colaterais, tais como: insônia, dor de cabeça, agitação, falta de concentração, entre outros. Além disso, o preço de mercado desse tipo de produto também não é barato, variando entre 50 reais até mais de 300 reais.
Já os alimentos não são contraindicados já que para que apareça algum efeito colateral é necessário que se ingira uma quantidade enorme do mesmo, o que raramente acontece. Encontramos vários tipos de alimentos com esse efeito, como: a canela, os vários tipos de pimenta, gengibre, vinagre de maçã, guaraná (não o refrigerante, mas sim a planta), chá verde, cafeína (o café, quando consumido sem a adição de açúcar, é um ótimo aliado ao processo de emagrecimento).
Portanto, se você tem dinheiro a disposição e for correto para seguir instruções, os termogênicos sintéticos serão ótimos e auxiliarão no processo de emagrecimento, porém, é sempre bom lembrar que sem uma dieta individualizada prescrita pelo seu nutricionista tendo seu objetivo como foco e sem exercícios físicos os termogênicos não farão absolutamente nada a seu favor, tudo se resume a uma colaboração mutua de fatores.
Agora, se você não tem dinheiro para investir nos sintéticos, vale lembrar que os alimentos naturais também farão esse papel, sem efeitos colaterais e ainda completando receitinhas e pratos do dia a dia. Afinal, existe algo tão gostoso como comer?
Isabela Lazzarini Lopes
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!