Sódio x Retenção Hídrica

A retenção hídrica é um problema frequentemente relatado por muitas mulheres e não é por acaso, elas realmente são as maiores vítimas do fenômeno seja pelo período menstrual ou até por problemas mais sérios como desordens renais e cardíacas. Entretanto, muitas vezes esse mal tem sua maior causa a alimentação.

sódio

Caracterizamos a retenção como sendo um processo em que a água presente nas células e nos vasos extravasam em direção a periferia, ficando em baixo da pele. Existe um jeito muito simples de se saber se alguém está ou não com retenção, é necessário apenas que o indivíduo pressione seus dedos contra a sua pele, se depois de soltar ficar uma marquinha esbranquiçada significa que há retenção.

As mulheres relatam mais o problema, uma vez que durante o período menstrual há uma maior liberação dos hormônios estrogênio e progesterona que naturalmente fazem com que apareça a retenção (por isso é verdade quando as mulheres reclamam que ficam mais “cheinhas” durante a menstruação já que essa retenção para aumentar até mais de 1 quilo na balança).

Alimentos ricos em sódio, como o sal de cozinha, os alimentos industrializados e os temperos prontos também fazem com que a retenção apareça.

Porém, a alimentação também pode ser um forte causadora. Alimentos ricos em sódio, como o sal de cozinha, os alimentos industrializados e os temperos prontos também fazem com que a retenção apareça já que para serem absorvidos pelo corpo precisam de uma maior quantidade de água, assim, a água se acumula para ajudar na absorção, mas acaba inchando o consumidor.

retenção hídrica

Existem algumas dicas do que fazer para diminui-la se o problema for a alimentação:

  1. Retire o saleiro da mesa. Use o sal apenas na hora de preparar o alimento e nunca acrescente mais depois que ele estiver pronto.
  2. Substitua os alimentos industrializados. Troque bolos e bolachas industrializados pelas versões caseiras que não tem a mesma quantidade de aditivos químicos e sódio dos produzidos pela indústria.
  3. Use temperos naturais. Troque os temperos e caldos prontos pelas ervas naturais como salsinha, cebolinha, alho. Hoje em dia, existem opções de temperos prontos compostos apenas por ervas naturais desidratadas e sem aditivos ou sódio, juntando a praticidade de já virem prontos com a saúde.
  4. Beba água. Ao contrário do que se imagina, beber água não fará com que você retenha-a ainda mais, mas sim, fará com que seu rim trabalhe melhor e auxilie no combate.

Se você não sofre de nenhuma doença, a retenção é um fenômeno que pode ser resolvido apenas com uma alimentação mais natural e saudável, o que de quebra ainda melhora sua qualidade de vida e seu humor. Reeduque-se.

Isabela Lazzarini Lopes

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!