Os exercícios de pliometria e suas qualidades

Nas últimas décadas, a ciência corporal veio descobrindo inúmeras formas e métodos de movimentação do corpo para entrar em forma. Um desses métodos é a pliometria, cuja origem deu-se na antiga União soviética, nos meados da década de 60.

 

0514-Calistenia-Pliometria-site

 

A pliometria é um conjunto de exercícios, que podem ser realizados como complemento em diversas categorias de esportes, tais como a natação, o basquetebol, o futebol, a musculação, o ciclismo, as corridas e etc.

Modalidade física que combina a força com a velocidade, a pliometria busca formas de utilizar, da maneira mais rápida possível, a força que uma pessoa possui. Esse é o segredo da metodologia que tem sido muito usada para melhorar a coordenação motora, a velocidade, a força, a funcionalidade e a capacidade de deslocamento do indivíduo.

A sua base principal é o alongamento e o encurtamento muscular, com o intuito de melhorar a capacidade máxima de executar energia, num ato de explosão e os seus exercícios reúnem um número maior de fibras musculares, em um tempo pequeno, aumentando assim a força e a potência muscular, tornando melhor a tonificação e deixando os músculos mais flexíveis.

Essa é uma atividade física que se baseia em saltos, seja a partir de um lugar fixo, sejam saltos em profundidade, saltos com ou sem obstáculos, com um membro apenas ou com os dois membros, simultaneamente; além de também comportar exercícios relacionados com os membros superiores.

Para quem é adepto dos treinos de musculação, a pliometria auxilia em aspectos como a flexibilidade, a explosão e elasticidade muscular, proporcionando menores chances de lesão muscular. O método permite também aos praticantes, que ao longo de muito tempo de treinos, não entrem no que se chama platô de desenvolvimento, situação em que, apesar dos estímulos, os resultados não aparecem. A pliometria auxilia os atletas por ser focada em uma meta diferente, oferecendo estímulos diferentes para o corpo que acaba conseguindo atingir resultados cada vez melhores.

Quando vamos iniciar qualquer prática física, em princípio é necessário conhecer a condição em que nos encontramos e para isso uma avaliação deve ser feita por um profissional que irá direcionar a execução correta do treinamento, procurando levar em conta nossos limites e nossas necessidades corporais, de forma individualizada.

Todos os exercícios escolhidos dentro de um treino devem representar sinergia (força) e, aos poucos, devem evoluir em intensidade de acordo a capacidade de cada indivíduo, melhorando assim, a saúde e o condicionamento físico por inteiro.

 

GABRIEL PETEAN ARENA – ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!