A moda pegou e o treino com o método da calistenia já caiu nas graças daqueles que gostam de praticar atividade física e também testar seus limites.
Calistenia é a modalidade esportiva que vem tirando um pouco as pessoas de dentro das fechadas academias e trazendo o exercício do corpo para o ar livre. Conquistando muitos adeptos, a calistenia utiliza o peso do próprio corpo para aperfeiçoar o trabalho corporal e testar os limites de cada praticante.
Os principais benefícios são o crescimento de massa muscular magra, o aumento da força, a melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e o aumento da resistência.
Podendo ser realizado por qualquer pessoa, desde que sempre acompanhado por algum profissional, a calistenia não só modela o corpo como também é precursora de uma vida muito saudável.
Com o passar do tempo, as intensificações do método vão crescendo e avançando nos níveis dos treinos, sempre respeitando as características individuais de cada atleta.
Entre os seus principais benefícios estão: o crescimento de massa muscular magra, o aumento da força, a melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e o aumento da resistência. De eficiência comprovada pela área da saúde, esse estilo de treino pode contribuir para o aumento da frequência dos batimentos cardíacos, além do que, a qualidade dos movimentos praticados percorre diversos atributos físicos e o resultado é a modelagem do corpo e a perda de peso.
A resistência, um dos principais benefícios da calistenia, é adquirida pelos praticantes ao longo tempo, permitindo que o trabalho de força possa ir, aos poucos, aumentando, sem prejuízo corporal ou muito cansaço.
Como a calistenia tem sua base na força com o peso do próprio corpo, o treino pede uma resposta física do organismo, já que os exercícios exigem um aumento de massa magra, pois de outra forma o corpo não suporta a demanda que o treino provoca. A resposta do corpo ao treino é o aumento da hipertrofia muscular.
Outros benefícios da calistenia são: a flexibilidade muscular, a coordenação, a agilidade, o equilíbrio e a precisão. O humor melhora e o sangue passa a circular mais rápido pelo organismo, permitindo que o atleta absorva de forma mais eficiente o ar que respira, a água que ingere e os nutrientes dos alimentos que consome no dia a dia.
Quando praticada com consciência, em lugares abertos e com um grupo de amigos, a calistenia também se encaixa na vida como um perfeito divertimento e uma maneira muito saudável de combater o estresse que os afazeres do nosso cotidiano nos impõem.