Nosso corpo é uma máquina natural que precisa de cuidados, principalmente quando o expomos a atividades físicas intensas. Por isso, precisamos conhecer bem o corpo humano, para que possamos usá-lo com sabedoria.
É importante conhecer um pouco mais sobre os componentes do sistema musculoesquelético.
Os tendões são estruturas fibrosas, grossas, rijas e flexíveis. Com coloração esbranquiçada, o tendão está presente em diversas partes do corpo humano, sendo constituída de tecido conjuntivo (colágeno) e com a principal função de conectar o músculo aos ossos, auxiliando no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, além de distribuir a força nos músculos.
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos nossos movimentos. Temos cerca de 600 músculos no nosso corpo. Juntos, eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa.
E os ligamentos são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Essas estruturas ajudam no reforço e na estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções.
Para estar tudo funcionando adequadamente e de forma a evitar problemas nessas regiões, é importantíssimo o trabalho de fortalecimento de todo esse sistema.
Fortalecer tendões e ligamentos é fundamental para evitar inflamações, inchaços e até mesmo a ruptura destas estruturas
Muitos se preocupam apenas fortalecer e hipertrofiar os músculos e acabam esquecendo-se dos tendões e ligamentos, que são estruturas importantes. Fortalecer essas partes é fundamental para evitar inflamações, inchaços e até mesmo a ruptura destas estruturas.
Os tendões e ligamentos também devem ser treinados, pois eles também podem aumentar de diâmetro, tornando-se mais fortes e protegidos.
Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento! Sim, diariamente, o nosso corpo necessita de um suporte certo para fortificar os músculos e o alongamento é a chave dessa composição.
A alimentação também é uma forte aliada. A gelatina é um recurso excelente para nutrir os tendões e ligamentos, bem como as frutas coloridas, legumes, peixes gordos, são as principais fontes de ácidos graxos ômega-3 – gorduras saudáveis, que, além de promover a saúde do coração, pode reduzir a inflamação associada com tecidos conjuntivos. As nozes, a linhaça e também o chá de cavalinha, ajuda a fortalecer as cartilagens, tendões e ligamentos.
Então, não abandone o seu sistema musculo-esquelético. Faça exercícios de fortalecimento dos ligamentos e tendões, além de alongar antes ou depois do treino diário.
Gabriel Petean Arena – Estudante Universitário de Educação Física
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!