Desmistificando os lipídeos

Quando estamos diante do objetivo de perda de peso é imprescindível darmos atenção para dieta balanceada e treino correto. Para que a dieta esteja completa é preciso balancear os macronutrientes adequadamente tanto os carboidratos quanto as proteínas e os lipídeos (gorduras). Entretanto, muitas vezes os lipídeos são deixados de lado por uma visão errônea de que eles não contribuem para o emagrecimento, porém todos os macronutrientes têm seus papéis no funcionamento do organismo e nenhum deles pode ser deixado de lado.

 

0521-Nutrifitness-Desmistificando-os-Lipidios-site

 

Os carboidratos têm a função de gerar energia e a glicose (menor porção de um carboidrato hidrolisado) é o combustível único do nosso sistema nervoso; Enquanto isso, as proteínas têm papel de construtoras e fazem a regeneração e construção de células, tecidos e consequentemente, dos músculos; já os lipídeos, por serem gorduras, são vistas com maus olhos e quando ouvem falar dela acredita-se que ela não tenha benefício nenhum para quem quer emagrecer.

Isso é um engano já que os lipídeos têm diversas funções como participar da constituição física das membranas celulares, podem servir também como fonte de energia e principalmente, para quem quer perder peso, os lipídeos são responsáveis por aumentar a saciedade impedindo a ingestão exagerada de alimentos. Os lipídeos conseguem executar essa ação já que eles quando ingeridos diminuem o esvaziamento gástrico, ou seja, o tempo de passagem do bolo alimentar do estômago para o intestino delgado (uma vez que por ser o macronutrientes de maior complexidade ele precisa de uma atenção maior durante a sua digestão) e isso faz com que a fome diminua e a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo.

Os lipídeos têm diversas funções como participar da constituição física das membranas celulares, podem servir também como fonte de energia e principalmente, para quem quer perder peso, os lipídeos são responsáveis por aumentar a saciedade impedindo a ingestão exagerada de alimentos

Não podemos negar que esse macronutriente é o de maior valor energético uma vez que enquanto os carboidratos e proteínas possuem 4kcal por grama, os lipídeos têm 9kcal, portanto a sua ingestão deve ser controlada e sempre visando as “gorduras boas”.

Os lipídeos podem ser classificados em 3 categorias: gorduras trans, saturadas e insaturadas.

As Gorduras Trans são gorduras produzidas por indústrias alimentícias para dar mais “sabor” aos alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, porém, elas são gorduras péssimas que fazem com que diminua o HDL (“colesterol bom”) e aumente o LDL (“colesterol ruim).

Já, as Gorduras Saturadas  também presentes nos produtos industrializados ou de origem animal, aumentam o LDL, entretanto, não diminuem o HDL.

As Gorduras Insaturadas, como oleaginosas, o abacate, o azeite de oliva , entre outros, classificadas em monoinsaturadas e as poliinsaturadas são importantíssimas e são essas que devemos ingerir na quantidade recomendada.

O segredo está no equilíbrio: tudo que for usado abusivamente não trará benefícios ao organismo, entretanto, tudo o que for balanceado, calculado e preparado resultará em manutenção ou melhora da saúde de cada indivíduo.

 

ISABELA LAZZARINI LOPES

Gostou deste artigo? CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde