Todo exercício físico que começamos a praticar exige de nós o condicionamento físico. Porém existe, hoje em dia, uma preocupação maior, que vai além do simples condicionamento do corpo ao preparo físico. As exigências contemporâneas na prática dos exercícios são para estar em forma esteticamente.
Mas afinal, o que é condicionamento físico?
Quando aprimoramos algumas das nossas aptidões físicas, como a resistência cardio-respiratória, nos sentimos mais aptos para suportar o cansaço e a fome. Ao superar alguns limites impostos pelo sedentarismo, também ganhamos força e mais flexibilidade, o que nos dá maior capacidade de movimentação e rapidez.
Condicionamento físico é esse conjunto de atributos que valorizam as ações do nosso corpo, deixando-nos com movimentos de melhor qualidade, maior facilidade de locomoção, mais potência e força muscular, mais resistência ao cansaço físico, mais equilíbrio, mais precisão e coordenação nas ações físicas e mais agilidade e reflexo corporal. De tudo isso é o que trata o assunto “condicionamento físico”.
Quando conseguimos desempenhar adequadamente qualquer atividade física ou qualquer tarefa que a vida nos impõe de maneira agradável, podemos dizer que nosso condicionamento físico esta bom.
Quando optamos pela pratica da calistenia todos os atributos que fazem parte do conceito de condicionamento físico melhoram seus níveis de forma muito rápida
Também podemos entender que o condicionamento corporal é bom quando as vias metabólicas, que provem energia para executar qualquer atividade, estão com um adequado funcionamento.
Todo exercício físico precisa determinação, esforço, e bom condicionamento para ser bem executado e trazer o retorno esperado, que é uma vida saudável, longa, com ausência de doenças.
Quando optamos pela pratica da calistenia todos os atributos que fazem parte do conceito de condicionamento físico melhoram seus níveis de forma muito rápida, deixando o praticante melhor condicionado em pouco tempo.
GABRIEL PETEAN ARENA – ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!