Composição Corporal

Quase todo mundo tem em casa aquelas balancinhas de chão que ficam no banheiro, ou se não tem, sempre vão se pesar em supermercados ou em farmácias. E é por isso que, geralmente, a primeira coisa que essas pessoas estranham quando vão ao nutricionista é a diferença da balança do consultório com a balança que eles têm em casa.

composição corporal

As balanças de banheiro comuns pesam as pessoas como um todo, por exemplo: elas não mostram quantos quilos de massa magra, de gordura ou água que a pessoa tem, elas simplesmente somam tudo isso e dão o valor no visor. Já, as balanças de consultório, são chamadas de Bioimpedância e dão os valores da quantidade de água, músculos e gorduras específicos, além de ainda darem o peso total final, o mesmo que as de banheiro dão.

Se você começa a ir na nutricionista, segue a dieta e a rotina de exercícios direitinho porém se pesa em casa, pode se frustrar. Quantas vezes eu já vi pessoas chegarem tristes ao consultório falando que pesaram em suas casas e não haviam emagrecido nada, ou pior, até aumentaram seu peso anterior! Mas quando elas fazem a Bioimpedância saem felizes da vida. E sabe por quê? Porque elas veem que sua gordura abaixou!

Com dedicação aos exercícios e a alimentação adequada, conseguimos perder gordura (a tão temida) e ganhar massa magra (a tão desejada).

Mas como abaixou a gordura se o peso na balança até aumentou? Simples, com dedicação aos exercícios e a alimentação adequada, conseguimos perder gordura (a tão temida) e ganhar massa magra (a tão desejada).

Já vi pessoas também ficarem tristes porque sua massa magra aumentou, aumentando consequentemente seu peso. Por isso uma coisa é fato: não preocupe-se com o peso, mas sim com a sua composição corporal. Duas mulheres podem ter a mesma altura e o mesmo peso, porém se uma delas tiver uma porcentagem de gordura (que equivale a sua gordura em quilos dividida pelo seu peso em quilos e depois multiplica-se por 100) de 15% e a outra de 30%, a primeira terá um corpo muito mais atlético e definido do que a da segunda.

Por isso alegre-se quando aumentar sua massa magra na balança já que em níveis adequados ela te deixara mais bonita, disposta e preparada para as diversas atividades do dia a dia.

Assim, quando você começar a ir em uma nutricionista, pese-se apenas na balança dela ou você pode desanimar achando que nada está mudando, porém, na verdade você está melhorando cada vez mais sua massa corporal. Dedique-se, se motive dia após dia e você alcançará todos os seus objetivos.

 

Isabela Lazzarini Lopes

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!