Sim, embora você já faça outro tipo de treino, e o foco seja ganhar massa muscular, caminhar é preciso já que ela é um dos melhores exercícios para quem quer perder peso, e eliminar o que esta demais é o primeiro passo para depois investir no ganho de massa muscular.
A caminhada é uma atividade completa e possui muitos benefícios nem sempre muito conhecidos, e o que é melhor não possui restrições, podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade.
A caminhada é uma atividade física classificada como aeróbica, que são as atividades ideais para reduzir medidas, eliminar as gordurinhas e, oque é melhor, não necessitam de intensidade altíssima para isso.
Vamos conhecer alguns dos principais benefícios que se proporciona ao corpo, quando a caminhada é incluída no dia a dia.
A circulação é a que mais se beneficia com ela, pois estudos já comprovaram que pelo menos uma caminhada de 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício, é que quando caminhamos o fluxo do nosso sangue aumenta dilatando os vasos sanguíneos e assim diminuem a pressão, faz com que as válvulas do coração trabalhem mais melhorando a oxigenação de todo o corpo.
Caminhar é uma forte aliada para acabar com a gordura abdominal
Para quem tem diabetes, o ato de caminhar produz maior quantidade de insulina, pois o pâncreas e o fígado são estimulados, devido a maior circulação de sangue. Os nossos pulmões fazem uma faxina geral! As trocas gasosas eliminam as impurezas do pulmão deixando os mais limpos. Quando caminhamos deixamos nossos ossos mais fortes, principalmente quando já se passou dos 50 anos, onde os ossos ficam mais frágeis. Caminhar melhora a concentração, foco e atenção, ajuda a aumentar a nossa consciência (quando saímos para caminhar ativamos todos os nossos sentidos).
A grande novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar é uma forte aliada para acabar com a gordura abdominal. Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas, é clara que aliada com uma dieta saudável. A caminhada ajuda a deixar os ossos mais fortes e resistentes, evitando assim quedas e fraturas, além de deixar os ossos menos propensos a desgastes.
E o que é melhor quando caminhamos, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, aquele hormônio que produzido pela hipófise, e é o responsável pela sensação de alegria e relaxamento, e nos proporciona um enorme bem estar . Procure lugares e pessoas agradáveis, e terá como resposta mente e corpo saudáveis.
Gabriel Petean Arena – Estudante Universitário de Educação Física
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!