Calistenia – treino com o peso do corpo

Nas academias, quando treinamos, usamos muitos aparelhos e também cargas que podem ser aumentadas ou diminuídas, conforme a necessidade e o programa de exercícios. Porém, o treino que usa o método da calistenia, utiliza o peso do próprio corpo como sobrecarga natural para criar estímulos, tanto neurais como metabólicos.

calistenia

O nosso corpo tem dois tipos de músculos que sempre trabalham juntos para que os movimentos se realizem: os motores primários e os estabilizadores. Os motores primários realizam a maior parte do trabalho de movimentar as partes do corpo e os estabilizadores são os músculos que ficam perto das articulações e são responsáveis por manter o corpo alinhado, durante os exercidos.

O método da calistenia trabalha o corpo como um todo, desenvolvendo uma ótima consciência corporal.

Uma das vantagens do método da calistenia é que ele trabalha o corpo como um todo, além de trabalhar as duas categorias de músculos em conjunto, o que ajuda a desenvolver uma ótima consciência corporal.

Como em toda atividade, treinar regularmente vai fazer com que os exercícios calistênicos fiquem cada vez mais perfeitos, já que eles criam um desafio pessoal. Nessa técnica, a região abdominal é a principal ferramenta para execução dos movimentos e também conta muito à criatividade do praticante. Basicamente os agachamentos, saltos, as paralelas, as flexões de braços e as barras fixas, são alguns dos exercícios básicos de um treino. Aqui, o objetivo é a sustentação do próprio corpo e essa será sempre a sua carga máxima. Com o passar do tempo, os exercícios podem se tornar mais avançados, mas a carga será sempre a mesma, diferente das academias onde o peso é gradativamente aumentado.

A calistenia combina coordenação, esforço físico e sincronismo.

Os nossos músculos não devem ser trabalhados diariamente, então é necessário que se tenha um treino diário diferenciado. Além disso, os exercícios calistênicos têm uma exigência muscular maior, um tanto diferenciada do padrão para hipertrofia, já que trabalham muito com isometria.

A calistenia combina coordenação, esforço físico e sincronismo. São exercicios que podem ser feitos ao ar livre, que garantem resultados duradouros e quando feito em grupos, muita diversão, ao mesmo tempo.  Uma combinação, que dá certo vale a pena experimentar. Só vale lembrar que o acompanhamento de um profissional de educação física é sempre muito importante, principalmente quando se trata de iniciantes.

Gabriel Petean Arena – Estudante Universitário de Educação Física.

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!