Tirando aquela preguiça que bate de se movimentar, o tempo frio pede alguns cuidados especiais na rotina de atividades físicas.
Não existe um tipo de exercício indicado para o inverno, existe sim, uma preocupação maior com a adaptação do corpo em função das condições que o clima apresenta. Algumas práticas precisam de uma nova adaptação para serem , realizadas, como a natação, que para ser realizada de forma segura deve ser pratica em uma piscina aquecida.
Ë interessante saber que quando o tempo esfria a necessidade de manter o nosso corpo aquecido, acontece algumas alterações, e algumas delas podem ser visivelmente notadas que é uma rigidez maior da musculatura, outras já não podem ser vistas que é um aumento da viscosidade dos líquidos que circulam nas articulações, diminuição da oxigenação dos tecidos.
O aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância, e deve ser feito antes do alongamento, que em geral é uma corrida leve ou caminhada e movimentos de braços e pernas, pedaladas, no mínimo por vinte minutos já seria o ideal
Com essas alterações, podemos sentir as mudanças que são uma diminuição da elasticidade dos ligamentos e tendões e uma flexibilidade muscular bem menor.
Por isso os cuidados devem ser maiores, e começar uma atividade sem o devido preparo só aumenta a possibilidade de se lesionar.
Mas então o que fazer? Aquecer! O aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância, e deve ser feito antes do alongamento, que em geral é uma corrida leve ou caminhada e movimentos de braços e pernas, pedaladas, no mínimo por vinte minutos já seria o ideal.
Com o corpo aquecido, a hora agora é do alongamento, que é uma atividade que estimula a flexibilidade e a amplitude articular e é essencial principalmente nos dias mais frios justamente para destravar ossos, músculos e nervos, e assim permitir que o sistema locomotor funcione de forma segura e com mais facilidade.
Lembrando que esse alongamento também deve ser sempre feito ao final de qualquer atividade feita, para relaxar ou ate mesmo alguma dor que possa vir após os treinos.
Então é melhor investir nos dias mais frios um tempo maior no aquecimento e no alongamento, para evitar possíveis lesões e ajudar a aumentar o desempenho durante os treinos.
Com o corpo aquecido e alongado não há preguiça que resista!
Gabriel Petean Arena – Estudante Universitário de Educação Física
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!