Todos nós sabemos como é importante nos exercitarmos regularmente para termos uma vida mais ativa e saudável. Mas você sabe a importância do que comer antes de treinar?
Existem diversos tipos de atividades físicas: academia, treinos funcionais, caminhadas ao ar livre, andar de bicicleta, nadar… Mas para que alcancemos uma melhor performance é necessário comermos corretamente.
Tanto ela quanto a refeição pós treino (que será retratada no próximo artigo) são aliadas para que alcancemos nossos objetivos sejam eles o de emagrecer, de ganhar massa muscular, de correr mais rápido… todos eles podem ser alcançados se adicionarmos os nutrientes certos antes da atividade física.
Uma refeição pré-treino deve ser constituída de um tipo de carboidrato e um tipo de proteína que podem variar dependendo do seu horário disponível para comer antes de treinar.
Uma refeição pré-treino deve ser constituída de um tipo de carboidrato e um tipo de proteína que podem variar dependendo do seu horário disponível para comer antes de treinar.
Precisa comer e treinar em seguida? Então você precisa de um carboidrato de índice glicêmico maior que irá liberar glicose para o seu sangue rapidamente te dando o aporte energético necessário para a sua atividade. Nesse caso, não é recomendada a ingestão de proteína já que ela demora um pouco mais para ser digerida o que atrapalharia seu rendimento no treino. Um exemplo de refeição muito saborosa e nutritiva seria 1 banana picada, com 2 colheres de sopa de aveia e canela a gosto. Além da energia, contaríamos com o efeito termogênico da canela para ajudar na queima das gordurinhas indesejadas.
Agora, se você for se alimentar com uma hora de antecedência ao seu treino, seria vantajoso o uso de um carboidrato de índice glicêmico mais baixo que liberaria glicose mais lentamente e te daria energia na hora do treino e uma proteína que teria tempo de ser digerida e seus aminoácidos já estariam disponíveis para trabalharem na sua recuperação muscular. Um ótimo exemplo de alimentação para exercícios um pouco mais fortes e de resistência (como a musculação, a corrida ou a natação por exemplo) seria a famosa dupla de frango com batata doce que garantiria todo aporte energético e proteico para seus exercícios. Agora, se você for fazer exercícios mais tranquilos (como uma caminha leve ou uma aula de alongamento, por exemplo) um iogurte com granola seria uma refeição leve e que daria energia também.
Um erro muito comum das pessoas é achar que fazer exercícios sem comer previamente os farão emagrecerem. Isso é um grande mito e ainda uma atitude muito prejudicial, já que sem o suporte energético necessário nosso corpo teria que quebrar matéria para gerar energia, e não será a gordura, mas sim, a massa magra, fazendo-os assim perder a massa magra, deixando flácidos e fracos. E o pior: estocar gordura. Ou seja, todo o seu esforço nos exercícios será jogado fora!
Por isso, respeito seu corpo, alimente-se adequadamente e faça do exercício físico e da reeducação alimentar seus aliados para uma melhor qualidade de vida.
Isabela Lazzarini Lopes
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!