Já conhecemos os benefícios da alimentação saudável junto com uma rotina de exercícios e já aprendemos o que ingerir para termos aporte energético para o treino. Agora vamos aprender o que comer após o treino.
Durante a atividade física, nosso corpo passa por um processo de catabolismo muscular e isso é ótimo. É nesse momento em que as fibras, ou seja, as células musculares se rompem para que mais tarde elas se regenerem e tornem o músculo mais forte e maior. Ao contrário do que muitos pensam, o crescimento não acontece durante o treinamento, mas sim, depois com a ajuda da alimentação e de descanso adequado (por isso é tão importante dormirmos bem cerca de 8 horas por noite).
Assim que acabamos nossos exercícios, o corpo precisa da quantidade certa de nutrientes para fazer o processo de anabolismo, ou seja, crescimento muscular.
Estudos chamam essa necessidade de nutrientes de “janela de oportunidade”. Antigamente, acreditava-se que apenas a refeição pós-treino já cobriria essa janela, porém, hoje se sabe que a janela não dura apenas horas, mas sim dias, por isso a grande importância de comer e descansar bem todos os dias. Mas não podemos negar a importância da refeição pós-treino e precisamos ajustá-las a cada um.
Assim como no pré-treino, é necessário que ingiramos carboidratos e proteínas, porém, a escolha deve ser certeira pois cada um tem um papel muito preciso nesse momento. O carboidrato, diferentemente do pré-treino, deve ter o índice glicêmico alto para que quando digerido pelo organismo, seja liberado insulina pelo pâncreas e essa glicose seja armazenada pelas células musculares como glicogênio, que nada mais é do que uma reserva de energia. E a proteína, tem que ser de absorção mais rápida para que quando quebrada seus aminoácidos vão para os músculos participar da sua regeneração.
É muito comum utilizarmos a suplementação nesse momento, já que a necessidade de nutrientes é rápida e muitas vezes não conseguimos fazer uma refeição completas após o treino.
É muito comum utilizarmos a suplementação nesse momento, já que a necessidade de nutrientes é rápida e muitas vezes não conseguimos fazer uma refeição completas após o treino. Como exemplos, podemos utilizar o Whey Protein como fonte de proteína de rápida absorção e o Waxy Maize como fonte de carboidratos, pois como é produzida a base de amido, não será estocado e mesmo assim fará com a insulina (grande hormônio anabólico) seja liberado.
Já, se você não quiser fazer o uso da suplementação, a boa e velha refeição completa é muito bem-vinda! Utilizando o arroz branco como fonte de carboidrato com alto índice glicêmico e filé de frango ou bovino como opção de proteína e legumes e verduras para suprir os micronutrientes, conseguimos repor as necessidades e nutrir os músculos.
Nunca se esqueça que uma alimentação adequada é a chave da conquista de uma saúde impecável e de um corpo atlético e saudável. Treine, se alimente e seja feliz!
Isabela Lazzarini Lopes
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!