Que a calistenia já virou febre entre os praticantes de atividade física, isso não é novidade! Mas o interessante é saber que essa modalidade de exercícios é acessível a maioria das pessoas e também pode ser uma grande estratégia aliada daqueles que gostam de pegar pesado na academia.
É que os treinos calistênicos, além de proporcionar um elevado nível de estresse muscular, também melhoram em uma porcentagem muito grande a percepção corporal. É fundamental perceber as respostas corporais para conseguir um bom resultado na formação dos músculos, sem exageros que podem sobrecarregar, atrapalhando o trabalho nas academias.
Uma vez que a calistenia utiliza o peso do corpo contra a ação da gravidade, os exercícios possuem possibilidades de progressão bastante variadas, tornando este um treino muito eficiente para o cuidado muscular.
Além disso, a série de exercícios calistenicos pode ser trabalhados juntamente com a hipertrofia muscular e a estratégia que está sendo bastante usada é intercalar treinos de academia com treinos de calistenia. Uma vez que esse exercício mais natural trabalha a isometria, que é a contração muscular sem movimento, a hipertrofia com o uso de pesos, provoca a chamada explosão da atividade muscular. Combinadas, as atividades se complementam, produzindo estímulos opostos e criativos no corpo que reage de forma mais eficiente.
Quando se treina a calistenia, o corpo está trabalhando aspectos como força, agilidade, coordenação e equilíbrio, fatores que resultam em um grande fortalecimento e movimentação do tronco, dando a estabilidade que o corpo precisa, o que acaba facilitando muito os treinos nos aparelhos das academias.
GABRIEL PETEAN ARENA – ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!