Melhorando a digestão com as especiarias

A alimentação é um dos pilares mais importantes da Dieta dos 4 Corpos.

A grande preocupação desse método é que toxinas não sejam formadas no organismo, a partir de uma digestão inadequada ou incompleta. Para que isso não aconteça, devemos prestar muita atenção especial ao processo digestivo. Daí a indicação do uso de ervas e especiarias na culinária, uma estratégia que pode ajudar na correta e efetiva digestão de alimentos. Sem exageros, claro! Um fator importante para o bem digerir é que a comida seja nutritiva e saborosa, porém leve e não muito condimentada.

Os condimentos mais utilizados para a boa digestibilidade são: a salsa, estimulante e digestiva; a cebolinha – para desintoxicação; o orégano, que ajuda a combater dispepsia, enjôos e flatulência, por estimular as funções gástricas e biliares; o alho, que impede a proliferação dos micróbios; a páprica, um tônico da memória; a pimenta, auxiliar no combate da fadiga e da sonolência; a raiz-forte, que é um excelente fortificante, e um poderoso diurético; o cravo da Índia, que ajuda a manter a concentração e melhora o raciocínio.

Apesar dos vários benefícios de alguns temperos quando passam a fazer parte de nossa dieta, não devemos nos esquecer de que esses alimentos não devem ser ingeridos todos os dias, sob o risco de desenvolvermos alergias ou intolerâncias aos princípios ativos dos mesmos.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou desta Nutridica?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!