D4C funcional

A maneira como os nutrientes tornam-se parte integrante do nosso organismo e contribuem para o seu funcionamento depende dos processos bioquímicos e fisiológicos que determinam suas ações.

A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estarão biodisponíveis, isto é, que estes nutrientes possam estar disponíveis para serem utilizados pelas células.

Para que isso realmente ocorra, é fundamental que além de uma quantidade e qualidade ideal de “matéria prima”, também existam condições químicas e fisiológicas ideais para o alimento ser quebrado, os nutrientes resultantes dessa quebra serem absorvidos, transportados, e utilizados pelas células do organismo.

Também é necessário, que os produtos resultantes deste processo, que não serão utilizados pelo organismo, consigam ser excretados, assim como as substâncias tóxicas que possam ter sido ingeridas junto aos alimentos.

Se uma dessas etapas do metabolismo não funcionar direito, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais e, consequentemente, funcionais.

Pois, na medida em que faltar matéria prima para o organismo, algumas das suas funções serão prejudicadas. A utilização do alimento pelo organismo depende de um processo que envolve: Ingestão, Digestão, Absorção, Transporte, Utilização e Excreção.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou desta Nutridica?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!
Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!