Os probióticos são suplementos alimentares, elaborados à base de microrganismos vivos, que afetam beneficamente o hospedeiro, promovendo o balanço de sua microbiota intestinal. Quando ingerimos probióticos, ajudamos o trabalho natural da flora que habita o intestino e com isso também temos melhora no sistema imunológico. Isso é algo muito animador e podemos imaginar o efeito desse tipo de nutriente em pacientes que possuem dificuldades de digestão.
Pois é! E é isso mesmo que a ciência vem pesquisando. Como seria um tratamento de intolerância a lactose com o auxílio dos probióticos.
A terapia com probióticos para tratamento de alergia e intolerância à lactose é um tema ainda pouco estudado, visto que os dados obtidos relacionados com esse tipo de terapia são muito recentes.
Mas a utilização de probióticos e prebióticos vem sendo utilizada como um importante mecanismo coadjuvante no tratamento de pacientes com intolerância a proteína do leite, visando uma possível melhoria do quadro clínico dessa condição. A intolerância à lactose, total ou parcial, é um problema que acomete grande parte da população mundial. Portanto as novas práticas de tratamento e as novas terapias, que possam auxiliar a retardar a progressão dos sintomas ou aumentar a melhora do paciente, devem ser sempre considerados, na conduta dos médicos e nutricionistas.
Inserir o consumo de probióticos na dieta para o tratamento desse tipo de paciente, deve ser uma estratégia a ser avaliada caso a caso. Muitas surpresas têm sido verificadas em casos de intolerância e por isso esse nutriente vem se tornando um aliado tão pesquisado pela ciência nutricional.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!