Intolerância alimentar é uma reação adversa, provocada por reações tóxicas, farmacológicas, metabólicas ou por substâncias químicas presentes num determinado alimento. Geralmente, nas intolerâncias há alguma deficiência enzimática envolvida, como é o caso da intolerância a lactose.
Na maioria dos casos desse tipo de intolerância, não é necessário excluir totalmente os laticínios. Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário.
Existem vários tipos de leite vegetal: Leite de castanha-de-caju, Leite de linhaça, Leite de arroz integral, Leite de amendoim, Leite de nozes, Leite de quinua, Leite de sementes de abóbora, Leite de soja, Leite de aveia, Leite de gergelim, Leite de castanha-do-pará e Leite de girassol.
O leite vegetal, além de se tornar um hábito saudável e solucionar a intolerância ao consumo dos laticínios, também ajuda na prevenção de doenças, isso graças a presença de pouca gordura. Também é uma boa opção para aqueles que sofrem de dispepsia, pois facilita a digestão, além de auxiliar no combate da prisão de ventre.
O leite vegetal pode ser consumido puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Você também pode inventar e criar suas próprias receitas. Esse tipo de leite combina muito bem com frutas e pode ser batido no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.
Como fazer Leite de Amêndoas em casa
Para fazer o leite de amêndoas em casa é preciso:
Ingredientes:
- 2 xícara de amêndoas cruas e sem sal
- 6 a 8 xícaras de água
Modo de preparo:
Deixar as amêndoas de molho durante a noite. No dia seguinte, jogar a água fora e dar uma secadinha nas amêndoas com um pano de prato. Colocar as amêndoas no liquidificador ou processador e bater com a água. Coar com um coador de pano fininho e está pronto para beber. Se for feito com menos água (cerca de 4 xícaras) a bebida fica mais espessa e dessa forma pode substituir o leite de vaca em várias receitas.
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN 3267
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!