A lactose é o principal carboidrato presente no leite e isso significa que ele está presente em muitos alimentos.A intolerância à lactose é o termo habitualmente usado para descrever os sintomas relatados por pessoas que apresentam má digestão da lactose após ingerirem leite e derivados, sendo esse um tema de extrema relevância para profissionais da área de alimentos, consumidores e profissionais de saúde.
O leite e seus derivados fazem parte dos grupos de alimentos que compõem uma alimentação saudável (carnes, leites, ovos, frutas e hortaliças), destacado o seu valor nutritivo, as suas propriedades e a composição dos diferentes alimentos, assim como os benefícios do consumo deles para nossa saúde.
Com esse novo panorama, surge a necessidade da introdução de novos alimentos no mercado, sem a presença da lactose, para que os intolerantes possam consumir sem problemas.
Com o desenvolvimento da indústria de alimentos, surgiram os alimentos transgênicos, a fortificação excessiva dos alimentos, os aspectos ligados à toxicologia, as aflatoxinas, a inclusão dos aditivos, dos resíduos, dos hormônios, e até a presença de antibióticos. Tudo isso que hoje em dia ingerimos junto com a comida, sem percebermos, acaba promovendo uma verdadeira agressão ao sistema gastrointestinal, diminuindo a atuação das enzimas naturalmente presentes no organismo e aumentando cada vez mais os quadros de intolerância alimentar. Hoje em dia, as pesquisas demonstram que cerca de 40% da população brasileira já apresenta intolerância à lactose.
Com esse novo panorama, surge a necessidade da introdução de novos alimentos no mercado, sem a presença da lactose, para que os intolerantes possam consumir sem problemas. Esses novos produtos precisam ter as informações adequadas em seus rótulos, pois eles servem como parâmetros para o tratamento da alergia e da intolerância à lactose.
Além de correta identificação, há também a necessidade da diversidade de produtos com baixos teores de lactose como alternativas para os portadores de má digestão da lactose.
Os produtos com baixo teor de lactose são necessidades reais para alimentação dos portadores do problema e essa demanda ainda não está devidamente suprida. Uma boa alternativa é consultar um nutricionista que pode oferecer uma série de estratégias e receitas diversificadas, diferenciadas e saborosas para tornar a rotina alimentar dos pacientes, bem mais fácil e produtiva.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!