Os produtos orgânicos são sempre as melhores opções para a alimentação humana por serem livres de derivados de petróleo, como pesticidas e fertilizantes, de resíduos transgênicos ou radiação ionizante.
Na agricultura orgânica, as frutas, os legumes e as verduras, são produzidas a partir de sistemas naturais de combate as pragas e fertilização do solo, o que torna os produtos mais saudáveis e não tóxicos.
A Organização para Alimentos e Agricultura da ONU definiu, em 1999, que a agricultura orgânica é um sistema de produção de alimentos que promove e melhora o ecossistema agrícola e fomenta a bioversidade e a atividade biológica do solo por meio de práticas adaptadas as condições regionais. E por isso, essa metodologia de produção de alimentos deve ser incentivada pelos consumidores.
Quando consumimos orgânicos, estamos protegendo o meio ambiente, a qualidade de vida e a nossa saúde. A importância do movimento orgânico pode ser melhor avaliada quando sabemos que a Agencia de Produção Ambiental dos Estados Unidos considera que 60% dos herbicidas, 90% dos fungicidas e 30% dos inseticidas são cancerígenos.
A exposição humana aos pesticidas acarreta uma série de disfunções no organismo, incluindo neurotoxidade, desequilíbrio hormonal, supressão do sistema imunológico, além de afetar a reprodução nos homens e induzir a abortos, as mulheres.
Estudos publicados na Revista de Nutrição Aplicada mostrou que os alimentos orgânicos eram mais nutritivos e apresentaram em média, 63% mais cálcio, 73% mais ferro, 1185 mais magnésio, 1785 mais molibdênio, 91% mais fósforo, 125% mais potássio e 60% mais zinco, comparados com os similares não orgânicos. Esses produtos naturalmente produzidos também apresentam 29% menos mercúrio.
Um artigo publicado no Journal of Agricultural and Food confirmou que alguns produtos orgânicos como o milho e o morango, tem índices de antioxidantes bem mais altos do que os da agricultura normal.
Resumindo, aqui estão 7 motivos para o consumo de produtos orgânicos:
- O consumo de orgânicos evita problemas de saúde, causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
- Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
- Alimentos orgânicos são mais saborosos. O sabor e o aroma são mais intensos, já que, em sua produção, não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.
- Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
- Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.
- Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.
- O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebookpara ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!