O látex, produto extraído de alguns vegetais que é muito utilizado para a fabricação de preservativos, luvas e outros produtos, pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Alguns estudos também vêm demonstrando que pessoas alérgicas ao látex podem desenvolver, concomitantemente, um tipo de sensibilização a certos alimentos de origem vegetal, em especial as frutas como o mamão papaia, figo, banana, abacate, kiwi, pêssego, abacaxi, melão e castanha.
O que se tem concluído na pesquisa desses casos é a possível ocorrência de reações cruzadas entre os alérgenos do látex e destas frutas.
Pessoas que sofrem várias intervenções cirúrgicas e internações, ficando muito expostas ao látex, também entram no grupo de risco de alergia ao látex.
Existe um vasto grupo de risco para desenvolver reações de hipersensibilidade ao látex e esse grupo é compreendido por indivíduos que se expõem com intensidade e frequência a matéria-prima, principalmente os profissionais da área da saúde. Pessoas que sofrem várias intervenções cirúrgicas e internações, ficando muito expostas ao látex, também entram nesse grupo de risco.
A alergia ao látex pode estar associada a alergia a alimentos, já que cerca de 52 % das pessoas pesquisadas, nessas condições, apresentaram reações alérgicas as frutas mencionadas.
O recomendável aos pacientes que apresentarem alergias ao uso de produtos compostos com látex é que avaliem também se existem uma bateria de antígenos alimentares para verificação da presença de reações cruzadas.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebookpara ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!