A nutrição e a drenagem linfática

Linfodrenagem é uma das técnicas de massagem que atua como um descongestionante, eliminando o excesso de líquidos acumulados no organismo, através da ativação da circulação linfática, também trazendo muitos benefícios para o corpo e a saúde por ativar o sistema imunológico.

A linfa é responsável por conduzir o liquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, fazendo uma limpeza interna contínua.

A Linfodrenagem manual ou Drenagem Linfática é o método utilizado para facilitar esse processo de limpeza da linfa. Essa metodologia de manipulação traz diversos benefícios.

  • Sua ação facilita a oxigenação da pele;
  • Melhora a nutrição da pele;
  • Ajuda a organização das células e fibras de sustentação;
  • Tem ação anticelulite, devido a absorção de gorduras;
  • Melhora a aparência da pele;
  • Contribui para a prevenção e pode até diminuir a flacidez;
  • Estimula a circulação dos líquidos, diminuindo inchaços;
  • Tem ação analgésica e antiespasmódica;
  • Estimula o sistema imunológico do organismo e promove a regeneração de tecidos.

Outros efeitos da Linfodrenagem, são: a absorção de proteínas e toxinas espalhadas pelo corpo; a regeneração dos tecidos (efeito anti-idade, pré e pós operatório); a diminuição das rugas; absorção de moléculas de gordura (ação anticelulite); estimulação da circulação com efeitos positivos nas varizes.

Também podem ser observados benefícios, tais como a estimulação do sistema imunológico no tratamento da acne, sinusite, depressão; o relaxamento profundo, no combate do estresse, insônia e perda de vitalidade; analgesia em geral, principalmente nos casos de cefaleias; ação anti espasmos, auxiliando na hipertrofia muscular e até na prisão de ventre.

Durante o tratamento da Linfodrenagem, a pessoa deve observar algumas dicas nutricionais para melhorar os resultados. O ideal, antes de iniciar qualquer tratamento estético e desintoxicar é tratar o terreno biológico do paciente. Por isso, uma visita a nutricionista é a melhor opção.

Mas a simples observação de regras de nutrição que auxiliam a limpeza linfática, já traz excelentes resultados.

Dicas nutricionais para acompanhar a Drenagem Linfática

  • Evitar ou suspender bebidas alcoólicas, fumo (tabagismo), alimentos gordurosos, alimentos processados, embutidos, adoçantes e açúcar refinado, carboidratos simples. Ingerir moderadamente cafeína, sal e carnes vermelhas.
  • A dieta deve ser preferencialmente mantida a base de alimentos antioxidantes, frescos e se possível orgânicos. Consumir, em media, 3 porções de frutas, duas porções de legumes e verduras, ao dia. Ter presentes na dieta os chamados alimentos diuréticos: limão, aveia, aipo, couve bruxelas, gengibre, beterraba, vinagre de maçã, repolho, berinjela, pepino, chuchu, melão e melancia.
  • Evitar a disbiose intestinal, fortalecer o sistema imunológico, intensificar a absorção dos nutrientes. Ulilizar a biomassa da banana verde, em media 3 vezes na semana.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista – CRN 3267

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!