A intolerância à lactose e o cálcio

Por que algumas pessoas têm intolerância à lactose ?

A lactose é um dissacarídeo, hidrolisado pela enzima lactase, que está presente em todos os alimentos à base de leite. É essa importante enzima que libera seus componentes monossacarídeos para que ocorra a absorção da lactase na corrente sanguínea.

O problema é que, em alguns organismos, falta essa enzima e é esse fator que complica o processo de digestão da lactose. Sem a lactase, a lactose é fermentada no cólon, causando desconfortos abdominais que podem ser muito desagradáveis.

O tratamento para a intolerância à lactose é evitar o consumo de produtos lácteos ou ingerir a enzima lactase, junto com esses alimentos. Pode-se, ainda, dar preferência a produtos que a lactose tenha sido removida pela fermentação.

Porém, essa redução no consumo de leite e seus derivados pode comprometer a absorção de proteínas e cálcio. Portanto, devemos procurar consumir outros alimentos ricos em cálcio, para superar a falta dos lácteos. Alimentos que possuem uma ótima biodisponibilidade para o organismo, são: tofu, brócolis, sardinha, espinafre, semente de gergelim, soja, aveia e chia.

ELIANE PETEAN ARENA

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!